Arquivo

Câmara de Famalicão oferece tablets aos lares para combater solidão dos idosos

Covid-19
Câmara de famalicão oferece tablets aos lares para combater solidão dos idosos
Foto: Divulgação / CMVNF (Arquivo)

A Câmara de Famalicão vai oferecer ‘tablets’ a todos os lares de idosos do concelho, para facilitar a comunicação entre os utentes e os seus familiares através de videochamadas, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município refere que estão em causa 23 tablets, que implicam um investimento de cerca de 2.500 euros e que vão ser distribuídos por todas as instituições ao longo desta semana.

O apoio municipal surge no seguimento das medidas de segurança e proteção implementadas pelas entidades de saúde no contexto da pandemia de covid-19, que não permitem, para já, as visitas presenciais de familiares e amigos aos idosos residentes nos lares.

“Para evitar um isolamento ainda maior e a solidão, decidimos oferecer este pequeno contributo municipal que irá permitir uma maior aproximação entre os nossos seniores e os seus familiares”, afirma o presidente da Câmara.

Citado no comunicado, Paulo Cunha sublinhou a importância de manter as comunicações e as relações com o exterior e adiantou que, muitas vezes as videochamadas são realizadas através de equipamentos pessoais dos funcionários.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 251 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um 1.1 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.074 pessoas das 25.702 confirmadas como infetadas, e há 1.743 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
150 restaurantes de braga protestam na rua contra medidas "inócuas" do governo

150 restaurantes de Braga protestam na rua contra medidas "inócuas" do Governo

Próximo Artigo
Psd acusa icnf de abate “cego” de árvores centenárias em mata nacional em caminha

PSD acusa ICNF de abate “cego” de árvores centenárias em Mata Nacional em Caminha

Artigos Relacionados