Seguir o O MINHO

Famalicão

Câmara de Famalicão investe 1,3 milhões em duas escolas primárias

Conde S. Cosme e Riba de Ave

em

Foto: DR

A Câmara de Famalicão vai abrir, no início do terceiro período letivo, duas “novas” escolas do 1.º ciclo, que sofreram obras de requalificação orçadas em mais de 1,3 milhões de euros, anunciou hoje o município.


Uma é a escola Conde S. Cosme, na cidade, que foi alvo de um investimento superior a 800 mil euros, com a ampliação do edifício e construção de refeitório, biblioteca, sala de professores e recreio coberto.

Foram ainda executados arranjos exteriores, com a construção de um campo desportivo com relva sintética.

Em Riba de Ave, e num investimento superior a 500 mil euros, as obras passaram pela reabilitação total do edifício e pela criação de mais duas salas, tendo ainda sido construídos uma sala de apoio, uma biblioteca, uma sala de professores e um recreio coberto.

Os arranjos exteriores contemplaram também um espaço desportivo com relva sintética.

Os dois projetos foram cofinanciados pelo NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Ambos os edifícios fazem parte do chamado “plano centenário”, o que significa que integram o conjunto de escolas construídas durante o regime salazarista.

A Câmara de Famalicão está já a preparar um conjunto de intervenções em outras escolas do concelho.

Em causa, estão as obras de ampliação e requalificação das escolas básicas de Arnoso Santa Eulália, Avidos e Mões, esta última com uma intervenção profunda.

Serão ainda reabilitadas as escolas de Vilarinho das Cambas e da Estalagem, em Vermoim.

Anúncio

Ave

Trabalhadores atacados por vespas asiáticas em Famalicão

No Parque de Campismo de Gondifelos

em

Foto: Ilustrativa / DR

Um trabalhador de silvicultura teve de receber tratamento hospitalar na sequência de um ataque de vespas asiáticas, durante a manhã desta terça-feira, em Gondifelos, concelho de Famalicão.

O MINHO confirmou a ocorrência junto de fonte dos bombeiros e do presidente da União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz.

De acordo com Manuel Novais, o homem estava a fazer limpeza de vegetação na concessão do Parque de Campismo de Gondifelos da responsabilidade do Corpo Nacional de Escutas, quando o acidente terá ocorrido.

“Foi uma situação simples, os trabalhadores devem ter mexido com o ninho sem se aperceberem e foram atacados”, confirmou o autarca. Um dos trabalhadores acabou por ser picado, necessitando de receber tratamento.

Para o local foi acionada a equipa médica da VMER de Famalicão que fez a avaliação do trabalhador, considerando que os ferimentos são “ligeiros”.

A vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão por uma ambulância dos Bombeiros Famalicenses.

O alerta foi dado às 10:43.

Esta noite, os serviços municipais vão proceder à eliminação do vespeiro.

Continuar a ler

Ave

Detido por violar as filhas e bater na mulher em Famalicão

Crime

em

Foto: DR / Arquivo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem por suspeitas de abusar sexualmente das filhas, de 13 e 21 anos, e de agredir e maltratar a mulher em Famalicão, anunciou hoje esta força policial.

Em comunicado, a PJ referiu que o suspeito, detido fora de flagrante delito, está indiciado pelos crimes de abuso sexual de crianças, abuso sexual de menores dependentes, violação e violência doméstica.

As vítimas, mulher, de 39 anos, e filhas, e o agressor residiam todos juntos na habitação.

Segundo a PJ, os abusos sexuais com a filha mais velha, de 21 anos, começaram quando esta tinha 13 e continuaram com “regularidade” até hoje, ocorrendo na casa e noutros locais.

Já com a filha mais nova, de 13 anos, os abusos sexuais principiaram em meados do passado mês de junho, no interior da habitação.

“Para a prática dos seus atos, o detido impôs no seio familiar um clima de medo e insegurança constantes, que passavam por infligir maus tratos físicos e psíquicos às vítimas, e pelo permanente controlo das suas movimentações e vivência em sociedade”, vincou a força policial.

Estes crimes chegaram na segunda-feira à tarde ao conhecimento da PJ que, posteriormente, iniciou as diligências, das quais resultou a “recolha de inúmeros indícios da prática dos crimes”, frisou.

O detido, de 44 anos, vai agora ser presente a um juiz de instrução criminal no Tribunal de Vila Nova de Famalicão.

Continuar a ler

Ave

Cabeleireiro em Famalicão doa 1.400 iogurtes para famílias carenciadas

Bens entregues à Refood

em

Foto: José Lima Cabeleireiros

Um cabeleireiro da freguesia de Vermoim, em Famalicão, entregou ao núcleo local da Refood 1.400 iogurtes, 50 caixas de cereais, 100 embalagens de leite e uma caixa de maçãs.

Os bens serão distribuídos através da Refood a crianças e famílias mais desfavorecidas.

“Este donativos só foram conseguidos com a ajuda dos clientes da José Lima Cabeleireiros. Em nome de todo o grupo o nosso obrigado”, agradeceu o cabeleireiro nas redes sociais. “Vamos dar continuidade a ajudar quem mais precisa”, acrescenta.

A Refood é uma instituição de apoio às pessoas mais carenciadas, dando apoio a nível alimentar.

Continuar a ler

Populares