Seguir o O MINHO

Ave

Câmara de Fafe e Cruz Vermelha iniciam projeto para dinamizar convívio de idosos

em

A Câmara de Fafe e a Cruz Vermelha vão iniciar um projeto conjunto de apoio aos centros de convívio de idosos que vai contar com o envolvimento de outros agentes locais, anunciou esta segunda fonte da autarquia.

“A parceria visa a criação e manutenção de atividades nos centros de convívio, garantindo um trabalho concertado e eficiente na promoção da cidadania e envelhecimento ativo dos residentes nas diversas freguesias”, explica-se num comunicado.

O projeto avançará com uma ação-piloto a decorrer até ao final deste ano.

A atividade tem por base o trabalho da Unidade de Intervenção e Recursos para os Centros de Convívio de Idosos (UNIR), da delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa.

Aquela unidade compreende uma equipa multidisciplinar de técnicos habilitados para a dinamização de centros de convívio de idosos e irá funcionar, de forma descentralizada, nas freguesias aderentes.

Segundo informa a autarquia, “a UNIR terá o apoio constante da Câmara Municipal, mas também da ação de um conjunto de voluntários, de agentes locais e entidades parceiras, sempre que se considere pertinente”.

Existem no concelho seis centros de Convívio de Idosos, nomeadamente nas freguesias de Fornelos, S. Gens, Arões Santa Cristina, Arões São Romão, Antime e Serafão/Agrela.

O presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raúl Cunha, citado no comunicado, assinala que que o projeto procurara dar resposta à necessidade “de acompanhar a comunidade sénior e promover a sua participação em atividades recreativas e culturais”.

“Queremos dar oportunidade aos nossos seniores de envelhecerem de uma forma saudável e ativa”, vincou o autarca.

 

Populares