Câmara de Braga vai instalar painéis fotovoltaicos em escolas secundárias

D. Maria II, Alberto Sampaio, Carlos Amarante e Sá de Miranda
Foto: Ilustrativa / CM Póvoa de Lanhoso / Arquivo

O Município de Braga debate e vota, esta segunda-feira, em reunião do Executivo uma proposta de colocação de unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC), com painéis fotovoltaicos, nas coberturas das escolas secundárias D. Maria II, Alberto Sampaio, Carlos Amarante e Sá de Miranda.

O objetivo – diz a proposta – é o de produzir localmente a sua própria energia e contribuir diretamente para o abatimento dos consumos de eletricidade.

A iniciativa prevê, ainda, a criação futura de um ACC/CER (Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo) para “partilha da energia excedente com outras instalações consumidoras de energia elétrica”.

Para que tal seja possível e atendendo a que as escolas são propriedade do Estado, a Câmara terá de assinar protocolos com a empresa estatal Construção Pública, EPE, que gere o património escolar.

O documento em debate sublinha que as unidades de autoconsumo aproveitam a energia produzida por sistemas fotovoltaicos, injetando a energia excedente, não diretamente consumida, na rede elétrica de serviço público para ser partilhada com outras instalações consumidoras de energia elétrica que não tenham condições para a instalação de painéis fotovoltaicos”

Com vista à instalação da UPAC, o Município pretende lançar um concurso público para a instalação de painéis fotovoltaicos nas coberturas das Escolas Secundárias do concelho.

Reduzir fatura energética

Através dos protocolos, a Construção Pública, EPE, autoriza o Município, a realizar as obras necessárias à instalação da Unidade de Produção para Auto Consumo, a qual, visa, simultaneamente, reduzir a fatura energética das escolas, bem como aumentar a quota de energia proveniente de fontes de energia renovável nos edifícios públicos do concelho, indo ao encontro do estabelecido nos documentos estratégicos nacionais e locais (PAESC – Plano de Ação para a Energia Sustentável e o Clima de Braga) contribuindo para a transição energética do Município.

Tem, também, em conta, a manifesta utilidade para o concelho, comunidade escolar e local e para a concretização dos objetivos comuns”.

Outros assuntos na reunião

Na reunião de vereadores, que decorre no edifício gnration, estarão, ainda, em análise, a proposta para aquisição do antigo Cinema São Geraldo e do edifício do ‘Pé Alado’; a Unidade de Execução n.º1 do Plano de Urbanização das Sete Fontes; a II fase da requalificação da Variante do Fojo; contratos de dinamização cultural e de desenvolvimento desportivo; contratos interadministrativos de delegação de competências com diversas freguesias e apoios financeiros.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x