A Câmara de Braga vai avançar com um empréstimo de médio e longo prazo, até ao montante de 15 milhões de euros, para financiar o Plano de Intervenção em Vias Municipais e Iluminação Pública, foi hoje anunciado.
A proposta será analisada pelo executivo, na segunda-feira.
Em comunicado, a Câmara de Braga salienta que a “redução do endividamento de médio e longo prazo, conferem atualmente ao Município uma maior capacidade financeira para aceder a este tipo de financiamento”.
Ricardo Rio, presidente da Câmara, salienta que o plano de investimentos a financiar através de empréstimo compreende intervenções na iluminação pública que poderá significar uma redução na faturação anual na ordem dos 40%.
Ao nível das vias municipais, a autarquia prepara-se para intervir em mais de duas dezenas de vias em várias freguesias do concelho.
O autarca considera “fundamental e estratégico a concretização de alguns projetos de investimento para o concelho, no sentido de promover o desenvolvimento territorial sustentado de Braga”,.
Dessa forma, a autarquia pretende assegurar “a qualidade de vida, a coesão social e a atractividade económica, respondendo à satisfação das necessidades e expectativas dos habitantes e visitantes, sem comprometer o futuro das gerações vindouras”.