Câmara de Braga transfere 5,5 milhões para pagar dívida dos TUB

TUB – Transportes Urbanos de Braga.
Novos autocarros elétricos. Foto: Facebook de Município de Braga (Arquivo)

A Câmara de Braga vai transferir 5,5 milhões de euros para pagar a dívida contraída desde a sua constituição em 1999, pelos TUB – Transportes Urbanos de Braga.

“O Município apenas efetuou transferências para cobrir os prejuízos verificados nos exercícios de 2006, de 2008, de 2009 e de 2013”, salienta a proposta da sua Administração, a qual sublinha que, com exceção de 2013, o primeiro ano de mandato da atual maioria PSD/CDS, os TUB tiveram cinco anos sucessivos de resultados líquidos positivos.

Recorda que o Município “inscreve nas suas preocupações de coesão social a prática de preços do transporte que facilitem a mobilidade de pessoas de mais baixos recursos e/ou com especiais necessidades de deslocação por razões que se relacionam com as necessidades do seu dia a dia, especialmente os estudantes”. Para 2019 não haverá aumentos de tarifas.

Considera, ainda, que as obrigações de índole social que o Município se impõe em matéria de transporte coletivo de passageiros estão atribuídas aos TUB, cujo objeto social principal consiste precisamente na prestação de serviço público de transporte de passageiros.

Anualmente, e ao contrário do que sucede em Lisboa e no Porto, a Administração Central apenas transfere o montante de 103 mil euros para compensação de passes sociais, nomeadamente estudantis.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Bolo-rei de 50 metros deliciou Viana

Próximo Artigo

SC Braga B goleou (6-1) com poker de jovem ponta de lança de 19 anos – em menos de meia hora

Artigos Relacionados
x