Arquivo

Câmara de Braga passa gestão de futura residência à UMinho

Terá 786 camas
Câmara de braga passa gestão de futura residência à uminho
Obras de construção da residência na antiga Fábrica Confiança. Foto: DR

O Município de Braga aprovou, esta sexta-feira, a cedência à Universidade do Minho, em julho de 2026, da gestão da futura residência universitária em construção na antiga fábrica Confiança, e que terá 501 alojamentos, disponibilizando 786 camas, distribuídas por apartamentos quádruplos e single e quartos duplos e single.

A proposta de protocolo a assinar entre as partes, e que hoje foi votada em reunião do executivo, prevê a cedência dos dois edifícios principais, mas reserva para a Câmara a gestão do futuro Museu da extinta Saboaria Confiança e do parque de estacionamento.

A vereadora dos Equipamentos, Olga Pereira, disse a O MINHO que o documento em debate refere que o Edifício 1 – Antigo, corresponde às instalações da antiga Saboaria e Perfumaria, objeto de salvaguarda e reabilitação como Monumento Classificado, implantado em 2109 m2, a norte da Rua Nova de Santa Cruz, e que comporta 25 alojamentos, num total de 84 camas.

Já o Edifício 2 – Novo corresponde à adaptação e ampliação, a implantar no terreno sobrante do prédio urbano, com 4.300 m2, situado a norte do edifício fabril, e que comporta 476 alojamentos, num total de 702.

25,5 milhões do PRR

A obra, com um custo de 25,5 milhões de euros, financiados pelo PRR (Programa de Recuperação e Resiliência), está a ser feita pelo Grupo Casais, de Braga.

O documento determina, ainda, que a cooperação entre o Município e a UMinho será feita através dos serviços de Ação Social (SASUM).

Diz, também, que “a Residência dispõe, além das áreas de alojamento, de espaços e equipamentos complementares, nomeadamente zonas verdes, espaços multiusos, áreas de serviços e coworking, restauração e bebidas, gabinete de gestão, sala da comissão de residentes, salas de estudo e refeição, sala polivalente, serviços de lavandaria e instalações para pessoal.

A Residência será entregue pronta a entrar em funcionamento e os equipamentos (designadamente mobílias, eletrodomésticos, aparelhos de ar condicionado, painéis solares, entre outros), instalados nos alojamentos e áreas comuns.

Criado Conselho de Supervisão

E diz, ainda, o protocolo a rubricar entre o presidente da Câmara Ricardo Rio e o Reitor, Rui Vieira de Castro: “Para garantir uma governação participada e transparente, é criado o Conselho de Supervisão, com dois representantes designados pelo Município e dois pela Universidade”.

Consigna, ainda, que os alojamentos destinam-se a estudantes bolseiros deslocados do ensino superior público ou privado, alunos deslocados, nacionais ou estrangeiros, incluindo do Programa ERASMUS+, estudantes de redes de «universidades europeias» e estudantes estrangeiros ao abrigo de outros acordos de mobilidade internacional com o Estado português.

A atribuição de camas deve contemplar estudantes de todas as instituições de ensino superior, públicas e privadas, com ciclos de estudos em funcionamento no concelho e a UMinho obriga-se a reservar anualmente um número de camas a afetar a estudantes do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e Ave) do Polo de Braga.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Cineconcerto sobre chegada de refugiados europeus a portugal estreia no theatro circo em braga

Cineconcerto sobre chegada de refugiados europeus a Portugal estreia no Theatro Circo em Braga

Próximo Artigo
Técnico do moreirense quer “melhorar processo ofensivo” na receção ao casa pia

Técnico do Moreirense quer “melhorar processo ofensivo” na receção ao Casa Pia

Artigos Relacionados