Arquivo

Câmara de Braga garante que há banhos quentes depois de Educação Física em todas as escolas

Câmara de braga garante que há banhos quentes depois de educação física em todas as escolas
Foto: DR / Arquivo

“Há água quente para banhos no final das aulas de Educação Física em todas as escolas de Braga e não há nenhuma indicação para que os alunos não os tomem”, disse hoje a O MINHO a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda.

A autarca, que comentava as declarações do vereador do PS na Câmara de Braga Ricardo Sousa sobre o facto de, em muitas escolas, os alunos não tomarem banho após aquelas aulas, disse que a orientação é precisamente a contrária: “As aulas acabam dez minutos mais cedo, precisamente para que possam ir ao banho, e os professores põem-se à porta para tentar impedir os discentes de sair sem banho, embora não os possam obrigar”.

Carla Sepúlveda sublinha que os professores e os funcionários não podem entrar nos balneários porque são adultos, e afirma que falou, ontem, com todos os diretores de escola de Braga, os quais lhe garantiram que há água quente para todos. “Houve até um que me pediu para que lhe enviássemos um técnico, dado que a água sai quente demais”, referiu.

Ontem, como O MINHO noticiou, em reunião do executivo, o vereador do PS disse, nomeadamente, que nas escolas André Soares e D. Maria II haveria alunos que se furtavam ao banho após a aula. Presente na sala, o cidadão Carlos Dobreira disse que tal sucedia, também, na Escola de Palmeira. “Pode ter acontecido uma avaria ou outra como sucedeu, há tempos, com a caldeira na de Nogueira e que teve de ser substituída. O problema é que há alunos sem hábitos pessoais e familiares de higiene”, observa a vereadora da Educação.

PS diz que foi apenas alerta

Contactado por O MINHO, o vereador socialista Ricardo Sousa esclareceu que apenas deu um alerta sobre a necessidade de incentivar os alunos a tomarem banho, e não falou em proibição: “Não tive intenção de provocar um caso político ou de atacar alguém. Apenas alertei para a necessidade de o Município e as escolas incentivarem os alunos ao banho, até porque alguns deles não o tomam em casa e outros apenas se higienizam uma vez por semana”.

Acrescenta que o PS recebeu e-mails de pais e professores de escolas a pedir que interviesse nesse sentido e anota que, com a pandemia do covid-19, deixou de haver banhos nas escolas e, em algumas delas, esse hábito não foi retomado.

“Enquanto representante dos bracarenses no executivo, compete-me fazer alertas para melhorar as coisas e é o que farei”, salientou, defendendo a necessidade de uma campanha junto dos alunos sobre as vantagens da higiene pessoal.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Nova certificação europeia de gestão do olival chega a portugal

Nova certificação europeia de gestão do olival chega a Portugal

Próximo Artigo
Assaltam ourivesaria em monção, agridem o dono e ainda batem em carro na fuga

Assaltam ourivesaria em Monção, agridem o dono e ainda batem em carro na fuga

Artigos Relacionados