Arquivo

Câmara de Braga estuda recuperação do Bairro do Picoto

Terrenos comprados à Arquidiocese por 270 mil euros
Câmara de braga estuda recuperação do bairro do picoto
Foto: O MINHO

A situação de degradação do bairro do Picoto continua, mas prevê-se que, a partir de 2024, comecem as obras de requalificação. Depois de, recentemente, o Município e a Arquidiocese de Braga terem concluído a escritura de compra dos terrenos onde se situa o bairro do Picoto – por 270 mil euros – a autarquia está a estudar a forma de obter financiamento, estatal ou europeu, para reabilitar o bairro.

“Não será este ano. Estamos a estudar qual a melhor forma de financiamento e iremos avançar com o projeto arquitetónico, de forma a que possa arrancar em 2024”, disse o presidente da autarquia, Ricardo Rio a O MINHO.

O Picoto é o único bairro social que ainda não foi objeto de reabilitação, dado que só é possível apresentar projetos aos fundos comunitários quando se é proprietário, o que só agora aconteceu.

Atualmente, o complexo habitacional alberga 47 famílias, mas os edifícios estão muito degradados, sendo considerados “indignos” para acolher pessoas.
Em princípio – diz o autarca – a maioria das habitações será para requalificar, pelo que não existirá a necessidade de realojamento dos moradores, a não ser, eventualmente, durante o período das obras de construção.

O Bairro do Picoto foi construído em 1998, durante a gestão de Mesquita Machado, em terrenos pertencentes à Arquidiocese, representando um investimento camarário de 1,9 milhões de euros para 50 fogos habitacionais.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Operação páscoa 'arrancou' nas estradas de braga. "façam como eu, bebam 'aguinha' que é muito boa"

Operação Páscoa 'arrancou' nas estradas de Braga. "Façam como eu, bebam 'aguinha' que é muito boa"

Próximo Artigo
Incêndios em viana, vila verde, fafe e vieira do minho

Incêndios em Viana, Vila Verde, Fafe e Vieira do Minho

Artigos Relacionados