Seguir o O MINHO

Braga

Câmara de Braga desvaloriza adesão à greve nos serviços municipais

em

A Câmara de Braga desvalorizou a adesão à greve de hoje nos serviços municipais, afirmando que apenas na empresa municipal de transportes a paralisação “ganhou maior relevância”, 96%, não ultrapassando os 26% no restante universo autárquico.

Segundo a autarquia, num comunicado enviado hoje, dos 1.423 trabalhadores que compõem o quadro de pessoal da Câmara Municipal de Braga, “apenas” 22 trabalhadores (aproximadamente 1,5%) aderiram à greve convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), que tinha como objetivo de “exigir” a aplicação das 35 horas de trabalho semanal a todos os trabalhadores do universo municipal.

Segundo o referido comunicado, a “paralisação ganhou maior relevância nos Transportes Urbanos de Braga (TUB)”, onde, até ao momento, cerca de 96% dos motoristas aderiram à paralisação (91 em 95 colaboradores), sendo que entre pessoas administrativo e das oficinas aderiram à greve 14% dos trabalhadores (6 num total de 44 ao serviço).

Quando à AGERE, empresa municipal de água e saneamento, adianta a autarquia, a greve teve uma adesão de 26% (142 trabalhadores em 527).

A autarquia bracarense salienta ainda que na InvestBraga não se registaram paralisações, “sendo que todos os funcionários cumpriram o dia de trabalho”, tal como na BragaHabit e no Theatro Circo, “onde todos cumpriram de igual modo o dia de trabalho”.

Quanto ao STAL, o sindicato, esta manhã, reagiu aos números de adesão à greve considerando que a medida de luta foi um “êxito” e que os trabalhadores a aderiram de “forma massiva” aquela forma de luta.

O STAL espera que depois desta expressiva jornada de luta o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, se digne a entabular o diálogo com o sindicato, com vista à eliminação das discriminações de horário e à resolução das situações de trabalho precário, garantindo vínculos efetivos e a inserção em carreiras profissionais”, apontou o dirigente do STAL Baltazar Gonçalves.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares