Câmara de Braga cria Gabinete Municipal de Saúde

Apoio , sobretudo, para os mais carenciados

O Município de Braga vai criar no início deste ano o Gabinete Municipal de Saúde, com uma equipa multidisciplinar e aglutinando todos os projetos relacionados com a Saúde e Bem-Estar.

O vereador Firmino Marques adiantou a O MINHO que “o objetivo é o de dar uma resposta de proximidade aos munícipes que necessitam de apoio, essencialmente para os mais carenciados, mas também ao nível da sensibilização e promoção de hábitos de vida saudável”.

“A Câmara compromete-se a terminar a elaboração do seu primeiro Plano Municipal de Saúde, caraterizando, na sua globalidade, todas as situações relacionadas com a Saúde, nomeadamente o levantamento das entidades que fornecem serviços em prol da saúde, farmácias, e das doenças que mais incidem nos bracarenses”, acrescentou.

O Plano de Atividades do pelouro da Ação Social – disse – determina que continue a ser membro de pleno direito na Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, e, através do “Braga a Sorrir”, desenvolve, com a “Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses”, um programa de acesso à saúde oral para cidadãos adultos carenciados.

Este projeto – sublinhou – atua, ainda, junto das populações idosas inseridas em lares e centros geriátricos, promovendo cuidados diários de saúde oral”.

Pimpolho

O “Pimpolho” é outro dos programas do Município, em parceria com o Hospital de Braga e agrupamentos de escolas, para “a prevenção da Ambliopia, o “olho preguiçoso”, no concelho. Para tal é assegurada, com transporte do Município, a ida das crianças que completam quatro anos, ao Serviço de Oftalmologia do Hospital, de forma a realizarem um despiste desta patologia”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Cratera de 50 metros apareceu junto à EB 1 de Gualtar, em Braga

Próximo Artigo

Bombeiros Voluntários de Vizela receberam nove mil euros

Artigos Relacionados
x