Redes Sociais

Câmara de Braga assume “tolerância zero” para descargas poluentes no rio Este

Braga

Câmara de Braga assume “tolerância zero” para descargas poluentes no rio Este

O presidente da Câmara de Braga afirmou que o município tem mantido uma política “de tolerância zero” em relação a descargas poluentes para o rio Este, tendo no último ano participado 64 infrações às entidades competentes.

“Sempre que há situações de pequenas ou grandes descargas, desencadeamos imediatamente mecanismos de fiscalização para verificar qual a fonte dessas mesmas descargas. Ao longo do último ano, o município fez 64 notificações de infratores, que foram participadas ao Ministério Público ou aos serviços competentes do Ministério do Ambiente”, referiu Ricardo Rio.

O autarca sublinhou que esta é a “única forma” de punir os infratores e promover comportamentos mais cívicos.

Reconheceu, no entanto, que, em determinadas zonas, os sistemas de escoamento de águas pluviais e saneamento são de tal forma “intrincados” que dificultam a deteção dos infratores.

Referiu, ainda, que o município tem realizado “inúmeras” ações de fiscalização ao longo de todo o curso do Este, tendo, inclusivamente, operacionalizado um sistema de monitorização compartimentada de cada uma das franjas do rio.

“Neste momento, temos dez pontos de controlo que nos permitem seccionar cada uma das zonas do rio Este para saber se há, ou não, alterações aos parâmetros de qualidade definidos”, salientou, adiantando que a qualidade da água do rio é, atualmente, “substancialmente superior” face ao passado.

Clique para comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Braga