O Município de Braga vai apoiar, com 139 mil euros, três Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), aprovadas recentemente pelo Programa de Parcerias para a Inovação Social e que contemplam a MUSA – Associação Artística e de Intervenção Social (36 meses); as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus da Casa de Saúde do Bom Jesus (36 meses);e o Instituto Padre António Vieira (24 meses).
A proposta, que vai ser debatida e votada, em reunião de Câmara, sublinha que, “o Município continua a reforçar o seu compromisso com a inovação social, criando as condições necessárias para o desenvolvimento de projetos sociais que promovam uma sociedade mais inclusiva, solidária e sustentável”.
E acrescenta: “Estas iniciativas não são vistas apenas como soluções para problemas imediatos, mas como um vetor de transformação social e de criação de oportunidades de desenvolvimento económico sustentável”.
Com este apoio, a Câmara “posiciona-se como um cofinanciador estratégico e inovador de projetos diferenciadores na área social, com uma abordagem focada na inovação, inclusão e desenvolvimento comunitário”.
O documento salienta, ainda, que Braga compromete-se ativamente com a promoção do bem estar e da coesão social, tendo a inovação como um eixo central das suas políticas públicas, pelo que tem sido um parceiro estratégico em iniciativas que promovem a inclusão e o bem-estar social”.
Impulsionador de Projetos Inovadores
Lembra que “tem um histórico de identificação e apoio a projetos sociais inovadores que abordam desafios específicos na comunidade; Criação de Redes Comunitárias que fortalecem os laços sociais e contribuem para uma comunidade mais coesa”
E, a concluir, afirma: “Através da colaboração com parceiros locais, regionais e nacionais, o Município assegura que os projetos apoiados sejam sustentáveis, escaláveis e com um impacto concreto na vida das pessoas”.