O executivo municipal de Braga debate e vota, segunda-feira, em reunião uma proposta de concurso público para a execução do projeto da Praia Fluvial de Crespos que tem o preço-base de 840 mil euros.
“A intervenção localiza-se na Praia Fluvial de Crespos, na União de Freguesias de Crespos e Pousada, concelho de Braga, na margem direita do rio Cávado e abrange uma área de intervenção de 10 670 m2. Tem como objetivos principais os da construção de um equipamento/edifício de apoio à praia fluvial/bar, parque de estacionamento e rede de acesso automóvel e pedonal”, refere a proposta.
O estudo arquitetónico para o local, elaborado pelos técnicos camarários, diz que, “decorrente da estratificação que o espaço de intervenção apresenta ela pode ser analisada em dois principais polos conectados entre si pela rede de acessos”.
Neste pressuposto a proposta “é estruturada de acordo com: formação de parque de estacionamento; renovação do caminho delimitado por muros de acesso ao rio; restrição do acesso por veículos à margem; articulação com o canal da Ecovia do Rio Cávado; promoção de espaço de merendas e estadia; acesso e fruição da margem e/ou plano de água e construção de Bar / Equipamento de apoio fluvial”.
Todo o espaço está inserido numa mata de folhosas com “expressiva presença”.
O projeto reúne os pareceres favoráveis, obrigatórios e vinculativos, das seguintes entidades: Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N); eE-REDES – Direção de Serviço aos Ativos.
Na reunião serão ainda analisados e votados outros assuntos, nomeadamente a proposta de doação de um veículo de combate a incêndios ao Município de Quelimane, em Moçambique; a classificação da Fonte do Largo de Santiago e da Fonte dos Castelos como monumentos de Interesse Municipal; contratos de dinamização cultural e contratos programa de desenvolvimento desportivo.