A Câmara de Barcelos foi distinguida como ‘Marca Recomendada’ ao obter a primeira posição no setor público pela “excelência no atendimento que presta aos munícipes”.
A notícia foi recebida ontem e, na reação a esta distinção, o presidente, Mário Constantino Lopes, destacou a estratégia de melhoria contínua dos serviços municipais e atribuiu o maior mérito deste prémio ao trabalho desenvolvido pelos trabalhadores do Município.
“Esta distinção orgulha-nos e reflete a estratégia de melhoria contínua que temos vindo a implementar, mas o maior mérito é dos trabalhadores de todos os Serviços do Município, que estão sempre motivados para responder e servir da melhor forma possível os nossos munícipes”, sublinhou o autarca barcelense, citado em comunicado da autarquia.
O selo ‘Marca Recomendada’ é o principal indicador de confiança em Portugal, atribuído anualmente, e é baseado nas avaliações de satisfação dos consumidores, recolhidas ao longo dos últimos 12 meses, através do Portal da Queixa.
Na categoria “Câmaras Municipais”, o Município de Barcelos é um dos grandes vencedores, destacando-se com um Índice de Satisfação de 82,1/100.
Sónia Lage Lourenço, CEO e cofundadora do Portal da Queixa, salienta que a distinção, como o selo ‘Marca Recomendada 2025’, “é um claro reflexo da excelência no serviço público, focado nas necessidades reais dos cidadãos. O reconhecimento não se limita à qualidade do atendimento, mas também à transparência, à proximidade e à capacidade de resposta às expectativas”.
O Portal da Queixa é um projeto inovador e pioneiro na Europa, que nasce da criação da startup tecnológica – Consumers Trust. Lançado em junho de 2009, depois de um processo de reclamação não resolvido entre o seu fundador, Pedro Lourenço, e uma cadeia de supermercados, o projeto cresceu de uma forma sustentada em conjunto com os consumidores e as marcas, que consideraram, no Portal da Queixa, o canal de reclamações por excelência, possibilitando o diálogo, feedback e a partilha de experiências, com vista ao entendimento e à resolução das reclamações. Hoje, assume-se como a maior rede social de consumidores do país e alcança uma posição de referência nacional, na internet, em matéria de consumo.