Seguir o O MINHO

Barcelos

Câmara de Barcelos iluminada com as cores da Ucrânia

Guerra

em

Foto: CM Barcelos

O edifício da Câmara de Barcelos passou a estar iluminado com as cores da Ucrânia, como forma de apoio e solidariedade com a luta do povo ucraniano.

Numa nota partilhada na sua página de Facebook, a autarquia anuncia que reúne quarta feira com os parceiros da Rede Social concelhia para avaliar a forma como pode responder às eventuais solicitações de apoio e acolhimento de refugiados oriundos da Ucrânia.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e quase 500 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.

Populares