A recolha de resíduos sólidos urbanos no concelho de Amares vai passar a ser efetuada por uma empresa privada. A autarquia amarense aprovou a abertura de um concurso internacional para a prestação de serviços de recolha de resíduos sólidos na área do concelho.
A abertura do “Concurso Público Internacional para a prestação de serviços de recolha de transportes de resíduos urbanos na área do município de Amares” vai ser discutida na Assembleia Municipal de Amares, no próximo dia 27 de Fevereiro.
O presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, justifica a opção pela entrega a privados da recolha de lixo com “a escassez de meios humanos e técnicos para assegurar o serviço com a qualidade e eficiência exigidas”.
Entre esses constrangimentos está a frota envelhecida de camiões, que tem implicado reparações frequentes e elevados consumos de combustível; a falta de meios para a higienização obrigatória dos contentores e o elevado número de lixo colocado como indiferenciado, apesar de uma forte campanha de sensibilização para a reciclagem, que a autarquia tem vindo a desenvolver, com diversas ações de sensibilização, distribuição de ecopontos domésticos e compostores.
No ano de 2017, o concelho de Amares produziu cerca de 7 mil toneladas de lixo.
Entre os anos de 2013 e 2017, o custo com a recolha de lixo no concelho de Amares foi superior a 2 milhões de euros, não se tendo conseguido atingir os padrões de qualidade ambiental pretendidos.
Com a prestação de serviços de recolha de lixo, o município conseguirá um serviço mais completo e abrangente, com um menor esforço financeiro.
A empresa que vencer o concurso terá de assegurar a recolha do lixo, no mínimo três vezes por semana, entre as 21 e as 12 horas, com a particularidade de que nas zonas urbanas a recolha deverá realizar-se até às 7 horas, podendo prolongar-se até ao meio-dia.
As viaturas terão que ser novas e estar em exclusividade ao serviço do município de Amares. No mínimo, a empresa terá de alocar três viaturas de recolha de resíduos para o concelho de Amares, e uma outra para a recolha e transporte de monstros e resíduos verdes.
A empresa ficará ainda responsável pelo fornecimento, colocação e substituição de equipamentos de deposição de resíduos urbanos e, nos primeiros dois meses do contrato, terá que instalar 250 contentores novos, de 800 litros de capacidade.
A manutenção de equipamento de deposição de resíduos urbanos, de superfície, enterrados e semienterrados será da sua responsabilidade, assim como a lavagem, desinfeção e desodorização de todos os equipamentos de deposição de resíduos urbanos.
Para além disso, a empresa que vencer o concurso público internacional terá de dar continuidade ao serviço de recolha de monstros já disponibilizado pelo Município.
“Prestação de serviços para a recolha de lixo é a melhor solução”
O concurso a ser lançado prevê um contrato a oito anos, renovável ao fim de quatro, com a particularidade de ter uma renda anual fixa, que no máximo poderá ascender a 435 mil euros por ano. As instalações para estaleiro de apoio à prestação de serviços serão localizadas no concelho de Amares e o transporte do lixo será feito até às instalações da Braval.
A prestação de serviços para a recolha de lixo foi a melhor solução encontrada pela autarquia, perante os problemas atuais e face às metas comunitárias a atingir no futuro. Segundo explicou Manuel Moreira, foram “analisados vários estudos e ponderamos todas as hipóteses para encontrar a melhor solução, tendo chegado à conclusão que a prestação de serviços é a solução mais viável”.
O autarca disse existirem atualmente “várias lacunas no serviço de recolha de lixo”, sistematicamente reportadas pela população e vários atores políticos, e que face ao compromisso assumido de melhorar a qualidade do serviço, esta opção é a mais viável, apontando como principais mais-valias “a melhoria dos padrões ambientais, uma vez que a recolha passará a ser feita no período noturno com viaturas novas, a garantia de uma higienização dos contentores no mínimo 6 vezes por ano, com uma manutenção assegurada pela entidade, o aumento da frequência da recolha, que passará a ser feita 3 vezes por semana em todo o concelho, o reforço do número de contentores disponibilizados à população e a criação de um centro de compostagem”.
Criação de um centro de compostagem é exigência
A empresa que ficar com a prestação de serviços terá ainda de criar um Centro de Compostagem de Resíduos Verdes em Amares, e garantir uma rota específica para a recolha de resíduos verdes e o seu transporte até este Centro que será localizado na freguesia de Dornelas.
Assim sendo, uma vez por semana, a recolha será feita, essencialmente, nos cemitérios e equipamentos desportivos do concelho.
O Centro de Compostagem de Verdes, terá um bio-triturador tipo industrial; um revolvedor de composto e uma estufa para tratamentos de resíduos verdes. No final, o fertilizante biológico será utilizado em espaços verdes municipais e em campanhas de sensibilização junto das escolas e da população em geral.
Ao nível dos valores da reciclagem, o autarca Manuel Moreira afirma que continuarão a ser mobilizados todos os esforços, quer ao nível da sensibilização das populações; quer junto da Braval, no sentido de serem colocados mais ecopontos.