Seguir o O MINHO

Braga

Câmara de Amares atribui a título póstumo “medalha de ouro” a António Variações

“Orgulha e envaidece” o concelho

em

António com a mãe, Deolinda de Jesus. Foto: DR

A Câmara de Amares decidiu hoje atribuir, a título póstumo, a medalha municipal de mérito, grau ouro, a António Variações, cantor natural da freguesia de Fiscal, naquele concelho.

A proposta, assinada pelo vereador da Cultura e aprovada por unanimidade, refere que António Variações “orgulha e envaidece” o concelho, “projeta” o município e “gratifica” as suas gentes.

António Variações nasceu em Fiscal, Amares, em 03 de dezembro de 1944 e morreu em Lisboa em 13 de junho de 1984.

A medalha municipal de mérito é, assim, atribuída no ano em que António Variações faria 75 anos.

“De grande tenacidade e vontade determinada, destacou-se em vida pela sua criatividade e pelo seu pensamento livre. Depois da sua morte, transformou-se num símbolo de liberdade, de criatividade e de determinação”, refere ainda a proposta.

Sublinha que Variações continua, nos dias de hoje, a ser “um nome acarinhado e recordado com saudade” no panorama musical nacional.

“As letras de algumas das suas canções levam-nos a um imaginário afetuoso e vivo, de uma poética em que nos revemos”, lê-se ainda na proposta.

Na reunião de hoje, a Câmara de Amares decidiu também atribuir a medalha municipal de mérito, grau prata, a Agostinho Domingos, também natural do concelho, que se distinguiu enquanto professor e responsável pela promoção da figura do poeta Sá de Miranda.

“Este ano de 2019, o município de Amares lançou pela primeira vez o prémio literário Francisco de Sá de Miranda e a entrega deste primeiro prémio, no próximo dia 26 de outubro, será também uma boa data para homenagearmos este amarense ilustre”, refere a proposta.

Agostinho Domingos foi ainda vereador na Câmara de Amares e deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República.

“Foi um humanista de grande verticalidade e de uma imensurável cultura cívica. A sua dimensão cívica e humanística fizeram-no ser merecedor do respeito de toda a comunidade de Amares”, acrescenta a proposta, igualmente aprovada por unanimidade.

Anúncio

Braga

Braga recebe curso para tripulantes de cabine com mais de 90% de empregabilidade

Na Universidade Católica

em

Foto: Divulgação / OMNI

A cidade de Braga volta a receber uma formação para tripulantes de cabine, desta feita com organização da Omni Aviation Training Center, do grupo de aviação OMNI, foi recentemente anunciado.

A formação, direcionada a jovens, decorrerá nas instalações da Universidade Católica de Braga e conta com apoio da autarquia local.

Este será o primeiro curso ministrado em Braga por parte daquela empresa, que já formou cerca de 2.200 tripulantes.

A formação terá início a 27 de janeiro de 2020 e decorre, ao longo de quarto semanas, de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 18:00.

Este curso inclui três dias de formação no arquipélago dos Açores.

O grupo refere que 92,5% dos formandos “estão a voar ao serviço das diversas companhias aéreas mundiais”.

Os interessados poderão saber mais sobre este curso no site da empresa.

Continuar a ler

Braga

35 anos depois da morte, Amares atribui medalha de ouro a António Variações

Medalha de Mérito Municipal

em

Homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Os familiares de António Ribeiro (Variações) receberam, este sábado, a Medalha Municipal de Mérito  – grau de ouro – da Câmara de Amares, numa homenagem a título póstumo ao malogrado artista natural da freguesia de Fiscal.

Medalha grau de ouro. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Cerimónia de homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Presidente da câmara entrega medalha, a título póstumo, a irmão de António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

A homenagem decorreu esta noite, no Mosteiro de Santo André, em Rendufe, naquele concelho, juntando familiares e conhecidos do cantor, que faria 75 anos se fosse vivo.

O evento contou com um recital de música de câmara, protagonizado pelo Re: Flexus Trio, com Ana Sofia Matos (clarinete), Maria Isabel Mendonça (piano) e Mariana Morais (Viola d’ arco).

Recital durante homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Recital durante homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Durante o recital, esteve exposta a obra Camões Variações, em resina cristal, da autoria de Rueffa, artista plástica, que fez uma breve apresentação no intervalo do recital.

Rueffa apresentou a obra de homenagem a Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

A homenagem foi levada a cabo pela Câmara Municipal de Amares em articulação com a Comissão Promotora da Homenagem a António Variações (2018-2020), Junta de Freguesia de Rendufe e a Paróquia de Rendufe (Santo André).

Homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

A Comissão Promotora de Homenagem a António Variações, criada em outubro de 2018 e que encerraria a sua missão em dezembro, irá prolongar os seus trabalhos ao longo de mais doze meses..

Notícia atualizada às 10h14

Continuar a ler

Braga

Carro da Securitas galga passeio e embate contra poste em Braga

Ocupantes recusaram transporte hospitalar

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um carro da empresa Securitas Direct sofreu um despiste, ao início da noite deste sábado, na Avenida João Paulo II, no sentido Póvoa de Lanhoso – Braga, depois da rotunda da Rodovia, na cidade de Braga.

Foram acionados os Bombeiros Sapadores de Braga com um veículo de desencarceramento e uma ambulância.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A viatura entrou em despiste e ficou entalada entre um muro e um poste de iluminação pública, em cima do passeio.

Os dois ocupantes saíram pelos próprios meios e recusaram transporte hospitalar. Os bombeiros acabaram por desligar alguns componentes tecnológicos do carro.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um agente do destacamento de trânsito da PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares