Braga
Câmara de Amares atribui a título póstumo “medalha de ouro” a António Variações
“Orgulha e envaidece” o concelho
em

A Câmara de Amares decidiu hoje atribuir, a título póstumo, a medalha municipal de mérito, grau ouro, a António Variações, cantor natural da freguesia de Fiscal, naquele concelho.
A proposta, assinada pelo vereador da Cultura e aprovada por unanimidade, refere que António Variações “orgulha e envaidece” o concelho, “projeta” o município e “gratifica” as suas gentes.
António Variações nasceu em Fiscal, Amares, em 03 de dezembro de 1944 e morreu em Lisboa em 13 de junho de 1984.
A medalha municipal de mérito é, assim, atribuída no ano em que António Variações faria 75 anos.
“De grande tenacidade e vontade determinada, destacou-se em vida pela sua criatividade e pelo seu pensamento livre. Depois da sua morte, transformou-se num símbolo de liberdade, de criatividade e de determinação”, refere ainda a proposta.
Sublinha que Variações continua, nos dias de hoje, a ser “um nome acarinhado e recordado com saudade” no panorama musical nacional.
“As letras de algumas das suas canções levam-nos a um imaginário afetuoso e vivo, de uma poética em que nos revemos”, lê-se ainda na proposta.
Na reunião de hoje, a Câmara de Amares decidiu também atribuir a medalha municipal de mérito, grau prata, a Agostinho Domingos, também natural do concelho, que se distinguiu enquanto professor e responsável pela promoção da figura do poeta Sá de Miranda.
“Este ano de 2019, o município de Amares lançou pela primeira vez o prémio literário Francisco de Sá de Miranda e a entrega deste primeiro prémio, no próximo dia 26 de outubro, será também uma boa data para homenagearmos este amarense ilustre”, refere a proposta.
Agostinho Domingos foi ainda vereador na Câmara de Amares e deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República.
“Foi um humanista de grande verticalidade e de uma imensurável cultura cívica. A sua dimensão cívica e humanística fizeram-no ser merecedor do respeito de toda a comunidade de Amares”, acrescenta a proposta, igualmente aprovada por unanimidade.
Leia Também
35 anos depois da morte, Amares atribui medalha de ouro a António Variações
Os Verdes elegem transporte ferroviário como “pilar” de combate ao aquecimento global
PCP quer proposta de Orçamento do Estado que não desista do país
Vereador de Guimarães candidato à distrital do PS
Dream Music Fest traz Calum Scott, Gavin James e Carolina Deslandes a Braga
Nasce em Guimarães mais uma “brigada verde”
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Braga
Braga recebe curso para tripulantes de cabine com mais de 90% de empregabilidade
Na Universidade Católica
em

A cidade de Braga volta a receber uma formação para tripulantes de cabine, desta feita com organização da Omni Aviation Training Center, do grupo de aviação OMNI, foi recentemente anunciado.
A formação, direcionada a jovens, decorrerá nas instalações da Universidade Católica de Braga e conta com apoio da autarquia local.
Este será o primeiro curso ministrado em Braga por parte daquela empresa, que já formou cerca de 2.200 tripulantes.
A formação terá início a 27 de janeiro de 2020 e decorre, ao longo de quarto semanas, de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 18:00.
Este curso inclui três dias de formação no arquipélago dos Açores.
O grupo refere que 92,5% dos formandos “estão a voar ao serviço das diversas companhias aéreas mundiais”.
Os interessados poderão saber mais sobre este curso no site da empresa.
Braga
35 anos depois da morte, Amares atribui medalha de ouro a António Variações
Medalha de Mérito Municipal
em

Os familiares de António Ribeiro (Variações) receberam, este sábado, a Medalha Municipal de Mérito – grau de ouro – da Câmara de Amares, numa homenagem a título póstumo ao malogrado artista natural da freguesia de Fiscal.

Presidente da câmara entrega medalha, a título póstumo, a irmão de António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO
A homenagem decorreu esta noite, no Mosteiro de Santo André, em Rendufe, naquele concelho, juntando familiares e conhecidos do cantor, que faria 75 anos se fosse vivo.
O evento contou com um recital de música de câmara, protagonizado pelo Re: Flexus Trio, com Ana Sofia Matos (clarinete), Maria Isabel Mendonça (piano) e Mariana Morais (Viola d’ arco).
Durante o recital, esteve exposta a obra Camões Variações, em resina cristal, da autoria de Rueffa, artista plástica, que fez uma breve apresentação no intervalo do recital.
A homenagem foi levada a cabo pela Câmara Municipal de Amares em articulação com a Comissão Promotora da Homenagem a António Variações (2018-2020), Junta de Freguesia de Rendufe e a Paróquia de Rendufe (Santo André).
A Comissão Promotora de Homenagem a António Variações, criada em outubro de 2018 e que encerraria a sua missão em dezembro, irá prolongar os seus trabalhos ao longo de mais doze meses..
Notícia atualizada às 10h14
Braga
Carro da Securitas galga passeio e embate contra poste em Braga
Ocupantes recusaram transporte hospitalar
em

Um carro da empresa Securitas Direct sofreu um despiste, ao início da noite deste sábado, na Avenida João Paulo II, no sentido Póvoa de Lanhoso – Braga, depois da rotunda da Rodovia, na cidade de Braga.
Foram acionados os Bombeiros Sapadores de Braga com um veículo de desencarceramento e uma ambulância.
A viatura entrou em despiste e ficou entalada entre um muro e um poste de iluminação pública, em cima do passeio.
Os dois ocupantes saíram pelos próprios meios e recusaram transporte hospitalar. Os bombeiros acabaram por desligar alguns componentes tecnológicos do carro.
Um agente do destacamento de trânsito da PSP registou a ocorrência.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Duas mulheres em estado grave após brutal colisão em Esposende
- Estudante de Viana vence prémio nacional “Jovem Talento em Gastronomia”
- Mariana Machado chega às medalhas “com o coração” e deixa recado: “Não há só futebol”
- Braga recebe curso para tripulantes de cabine com mais de 90% de empregabilidade
- Cinco atletas de Guimarães vencem ouro no Mundial de Judo para Síndrome de Down
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- AveHá 2 dias
Carro da GNR despista-se em Vieira do Minho
- BragaHá 2 dias
Atenção, Braga. Concerto de Bryan Adams leva ao corte de trânsito e supressão de estacionamento
- AveHá 2 dias
Vieira do Minho: Jogador do Benfica paga ceia de Natal a família que precisa de ajuda
- Ponte de LimaHá 2 dias
Homem de 77 anos encontrado morto em casa em Ponte de Lima