Seguir o O MINHO

Braga

Câmara contrai empréstimo e investe quatro milhões para recuperar o São Geraldo

em

Foto: Sérgio Freitas/CM Braga

O empréstimo bancário de 8,5 milhões de euros aprovado esta segunda-feira em reunião de Câmara destina-se a financiar projetos de investimento estratégicos entre os quais o da reabilitação do antigo Cinema São Geraldo.


Falando no final da reunião, o presidente do Município disse aos jornalistas que a obra do São Geraldo custará cerca de quatro milhões de euros, sendo o investimento totalmente camarário já que não tem apoio de fundos comunitários.

A reabilitação permitirá que a nova estrutura cultural – de características polivalentes em termos de espaços para concertos, teatro, exposições, etc – faça parte do projeto de candidatura, a apresentar ainda em 2018, à UNESCO para que Braga seja Capital Europeia da Cultura em 2027.

A isto acresce que, as obras em curso representam um investimento próximo dos 14 milhões de euros.

De entre os projetos a financiar – acrescentou – estão a requalificação da Rua Costa Gomes, a reabilitação do aqueduto de acesso da Avenida Robert Smith à Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, a regularização do rio Torto/Variante do Cávado, a Pousada da Juventude, a requalificação do edifício multiusos Dr. Francisco Sanches, reparações e beneficiações dos edifícios escolares, bem como a requalificação de diversos Parques Infantis.

“A Câmara Municipal, ao longo dos últimos anos. reduziu a dívida em 29 milhões e está, agora, em posição de aproveitar as condições do mercado financeiro e, assim, criar meios que aliviem a carga sobre as finanças da Autarquia atendendo ao elevadíssimo montante dos investimentos que estão em curso, muitos deles a expensas do orçamento municipal”, sustenta.

Anúncio

Braga

Feirantes do mercado de Braga deixam protestos e aceitam novo local temporário

Após resposta escrita da Câmara

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

Os 109 feirantes que operavam no exterior do mercado municipal de Braga decidiram passar para a Alameda do estádio, aceitando, assim, a proposta que lhes havia sido feita pela Câmara.


A primeira feira era para ocorrer já nesta quinta-feira, mas ficou adiada para sábado, de forma a que a delimitação dos espaços esteja concluída.

Ontem mesmo, à noite, um grupo de feirantes esteve no local e começou a delimitar espaços no chão. E ao que o MINHO apurou, um outro grupo, este com direito a ter um espaço no local, já que pertence aos que trabalhavam no mercado, soube do facto e apareceu no local, para impedir demarcações abusivas. “Pegaram-se de razões e só não houve colisão física porque apareceu a Polícia Municipal e a PSP”, disse um dos envolvidos.

Feirantes entregam na Câmara de Braga abaixo-assinado com mil subscritores

A mudança para a zona do novo estádio deve-se ao facto de, na segunda-feira, ter chegado ao advogado do grupo, Francisco Peixoto, uma resposta escrita da Câmara ao abaixo-assinado que lhe fora entregue na passada sexta-feira, na qual se repete que está garantido o seu regresso a este local, logo que acabe a pandemia. Assim sendo, e dado que a carta está assinada por Ricardo Rio, os comerciantes aceitaram fazer a feira, às quintas e aos sábados, na Alameda do Estádio.

Hélder Oliveira, porta-voz do grupo, confirmou ao MINHO que também terminam as ações de protesto que os comerciantes vinham fazendo junto aos Paços do Concelho, há mais de uma semana.

Na resposta ao abaixo-assinado, Rio escreve que a feira “retomará a sua atividade na Praça do Comércio, mas exclusivamente na rua traseira do Lar Conde de Agrolongo, conforme foi, de resto, definido no projeto de requalificação do mercado”.

Sublinha, ainda, que a feira naquele local fica “proibida até que se ultrapassem as condições derivadas da pandemia, e independentemente da evolução da obra em curso”, ou seja, a feira regressa à Praça logo que as condições sanitárias o permitam.

Continuar a ler

Braga

Jovem bailarina de Braga entre os dez finalistas de concurso virtual

“Just Dance”

em

Foto: DR

Ana Margarida Costeira está entre os dez selecionados para a terceira fase da competição virtual “Just Dance” promovida pela marca SóDança.


A jovem bailarina de Braga é a única portuguesa presente neste restrito grupo de competidores de todo o mundo.

A competição começou há cerca de um mês com perto de 600 concorrentes.

Na última votação, Ana Margarida Costeira obteve quase mil votos e o seu vídeo foi visto mais de seis mil vezes.

A nova ronda volta a decorrer através de votação online através de ‘like’ no vídeo.

A jovem de 14 anos frequenta a Ent’Artes – Escola de Dança e faz diariamente aulas de ballet clássico e dança contemporânea a par com trabalho de repertório específico para este e outros eventos.

A escola de dança sublinha que as condições atuais, ditadas pela pandemia de covid-19, “dificultam em todos os aspetos o trabalho dos jovens bailarinos, o que faz com que prémios como estes se tornem ainda mais importantes e especiais”.

A jovem de Braga deveria partir em julho para a prestigiada National Ballet Academie, em Amesterdão, Holanda, onde integraria um estágio de verão, para o qual foi selecionada no Youth America Grand Prix, mas que foi cancelado por causa da pandemia.

Recentemente, Ana Margarida Costeira foi selecionada para o America Ballet Theater Summer Intensive e poderá continuar a trabalhar, a partir de casa, com diversos professores de renome daquela escola de Nova Iorque.

Continuar a ler

Braga

Imagem da Nossa Senhora do Sameiro vai percorrer ruas de Braga

Covid-19

em

Foto: Confraria da Nossa Senhora do Sameiro / Facebook

Na próxima sexta-feira, ao final da tarde, a imagem da Nossa Senhora do Sameiro vai percorrer as ruas da cidade de Braga. E poderá ser visitada sábado na Sé de Braga.


Devido à pandemia de covid-19, a tradicional Peregrinação Arquidiocesana ao Sameiro, que se realiza, sempre, no primeiro domingo de junho, este ano não acontecerá.

Mas a Confraria anunciou que a imagem da Santa irá percorrer algumas ruas da cidade para que os fiéis possam “ver e saudar Nossa Senhora do Sameiro” sem sair de casa.

E deixa um apelo: “Acendamos uma vela à nossa janela à Sua passagem. Não há melhor forma de a saudarmos”.

A Confraria refere que não há hora marcada, mas a imagem deverá sair ao final da tarde.

O itinerário é o seguinte:

-Av. do Santuário -Via Falperra – Rua de Santo Adrião – Devesa
-Rotunda São João da Ponte
-Vira para o hotel João XXI e segue em direção Gualtar
-Universidade do Minho – Rua da Estrada Nova – Rua da Lameiras
-Rua dos Tojais – Rua Óscar Dias Pereira – Rua da Lage – Rua da Igreja Velha
-Universidade do Minho – Avenida dos Lusíadas – Avenida D. João II
-Rua Manuel Ferreira Gomes – Rua Luís António Correia
-Rotunda Bracalandia (INL) em direção à Makro
– Rotunda da Makro virar em direção Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires
-Direção a Palmeira
-Virar no acesso a Vila Verde/Ponte de Lima/Amares/Terras de Bouro
-Rotunda da Confeiteira saída em direção a Dume
-Virar à direita na Rua Dr. Manuel José de Oliveira Machado
-Igreja S. Martinho de Dume – rotunda 2 saída reta do Feital
-Rotunda 3ª saída variante de Real – Rua de S. Martinho
-Vire à direita (placas para Guimarães/A11/Barcelos/Porto-Valença/A3) antes da BP
-Saída em direção a Ponte de Lima e Estação Caminhos de Ferro
-Rua do Caires – Rotunda dos CTT virar na 1ª saída para a R. Padre Cruz
-Direção à Igreja de Ferreiros
-Na rotunda saída para a R. Frei José Vilaça em direção à Bosch/Grundig
-Av. Cidade do Porto/N14 – rotunda Comendador Santos da Cunha
-Av. Conde Dom Henrique – Rua Comendador Santos da Cunha
-Centro de Saúde de Braga – Rua D. Gonçalo Pereira
-Rua D. Afonso Henriques – Largo Santa Cruz – Fonte do Ídolo
-Avenida da Liberdade – Rua 25 de Abril – Rua da Restauração
-Largo Sra. A. Branca – Av. Central – Rua dos Chãos
-Rua Gabriel Pereira de Castro – Av. do Visconde de Nespereira
-Praça Conde de Agrolongo – Igreja do Pópulo
-Rua D. Frei Caetano Brandão – Sé de Braga

Continuar a ler

Populares