Seguir o O MINHO

Braga

Câmara contrai empréstimo e investe quatro milhões para recuperar o São Geraldo

em

Foto: Sérgio Freitas/CM Braga

O empréstimo bancário de 8,5 milhões de euros aprovado esta segunda-feira em reunião de Câmara destina-se a financiar projetos de investimento estratégicos entre os quais o da reabilitação do antigo Cinema São Geraldo.

Falando no final da reunião, o presidente do Município disse aos jornalistas que a obra do São Geraldo custará cerca de quatro milhões de euros, sendo o investimento totalmente camarário já que não tem apoio de fundos comunitários.

A reabilitação permitirá que a nova estrutura cultural – de características polivalentes em termos de espaços para concertos, teatro, exposições, etc – faça parte do projeto de candidatura, a apresentar ainda em 2018, à UNESCO para que Braga seja Capital Europeia da Cultura em 2027.

A isto acresce que, as obras em curso representam um investimento próximo dos 14 milhões de euros.

De entre os projetos a financiar – acrescentou – estão a requalificação da Rua Costa Gomes, a reabilitação do aqueduto de acesso da Avenida Robert Smith à Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, a regularização do rio Torto/Variante do Cávado, a Pousada da Juventude, a requalificação do edifício multiusos Dr. Francisco Sanches, reparações e beneficiações dos edifícios escolares, bem como a requalificação de diversos Parques Infantis.

“A Câmara Municipal, ao longo dos últimos anos. reduziu a dívida em 29 milhões e está, agora, em posição de aproveitar as condições do mercado financeiro e, assim, criar meios que aliviem a carga sobre as finanças da Autarquia atendendo ao elevadíssimo montante dos investimentos que estão em curso, muitos deles a expensas do orçamento municipal”, sustenta.

Populares