Câmara de Braga vai indeferir pedido de isenção de taxas para obras no Colégio João Paulo II

Câmara de braga vai indeferir pedido de isenção de taxas para obras no colégio joão paulo ii

Indeferimento. É este o parecer dos Serviços Jurídicos da Câmara de Braga acerca do pedido de isenção do pagamento de taxas de licença relativa à emissão de alvará de utilização do – ampliado – edifício do Colégio de João Paulo II em São Frutuoso, Dume.

 

O pedido, feito pela ASDPESO — Associação para o Desenvolvimento Pessoal e Social, a proprietária do estabelecimento de ensino:

“Surgindo-me dúvidas quanto à legalidade da isenção de taxas solicito parecer aos Serviços Jurídicos. De facto, sendo uma IPSS e não entidade de direito canónico como erradamente foi referido, ao exercer uma atividade não de cariz social e não tutelada pela Segurança Social, mas antes uma atividade lucrativa de ensino tutelada pelo Ministério da Educação, duvido que tenha direito a beneficiar da isenção de taxas”, escreveu o Vereador, Miguel Bandeira, no processo.

O requerimento da ASDPESO baseia-se no regulamento camarário que prevê a isenção de taxas a instituições religiosas ou a IPSS’s. No caso em apreço, os juristas municipais sublinham que, “sendo o Colégio João Paulo II, como é do conhecimento público, destinado, maioritariamente, a uma classe social com possibilidades económicas, sem prejuízo de melhor opinião, parece ter de haver critérios de razoabilidade na apreciação do pedido, já que a Câmara deve exercer uma ação reguladora e pedagógica, não abdicando, em favor de terceiros, de parte ou da totalidade das receitas que a lei lhe confere, quando não está em causa, diretamente, a solidariedade social”.

Ou seja, embora registada como IPSS e instituição religiosa, o fim das obras não é o da solidariedade. Assim, deve pagar as taxas, dizem os serviços. Cabe, agora, ao executivo de vereadores a decisão final.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Júlio mendes recandidata-se com “ambição” de elevar vitória sc a "patamar superior"

Júlio Mendes recandidata-se com “ambição” de elevar Vitória SC a "patamar superior"

Próximo Artigo
Despiste de carrinha de centro paroquial faz quatro feridos ligeiros em ponte de lima

Despiste de carrinha de centro paroquial faz quatro feridos ligeiros em Ponte de Lima

Artigos Relacionados