O calor vai manter-se ao longo dos próximos 10 dias com temperaturas máximas elevadas, nunca inferiores a 35ºC, isto para Braga. Os dias mais quentes deverão ser a próxima quinta-feira e a segunda-feira, dia 04 de agosto, quando são esperadas máximas de 38ºC mas que podem subir até aos 40ºC.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera já estendeu até à noite de terça-feira o aviso amarelo devido ao tempo quente em Braga, Viana do Castelo e outros 11 distritos de Portugal continental.
Não só no Minho mas também no distrito do Porto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para os valores elevados da temperatura máxima “em especial no interior do distrito”.
O aviso amarelo é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para os próximos dias no continente tempo quente com valores superiores à normal climatológica desta altura do ano.
Esta subida de temperatura deve-se, segundo o IPMA, “à intensificação de um anticiclone localizado sobre os Açores e o estabelecimento de uma crista associada a esse anticiclone que se estenderá até ao golfo da Biscaia, promovendo o transporte de uma massa de ar de origem continental (quente e seco) sobre a Península Ibérica”.
A temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30 graus Celsius na generalidade do território do continente, podendo rondar os 40 graus em alguns locais, nomeadamente do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro.
Apenas alguns locais da faixa costeira ocidental poderão registar valores abaixo dos 30 graus devido à brisa marítima, que será por vezes moderada, em especial durante as tardes.
A temperatura mínima também registará valores elevados, não descendo dos 20 graus em algumas regiões, em particular no sul, vale do Tejo e Beira Baixa.
Com Lusa.