Os novos estudante da Universidade do Minho (UMinho) foram hoje recebidos nos campi de Gualtar, em Braga, e Urgezes, em Guimarães, numa atividade denominada de GPS, e que pretende ajudar estes alunos a conhecerem os espaços.
Numa publicação nas redes sociais, a academia minhota partilhou um conjunto de fotografias para assinalar o momento.
“É tão bom ver as vossas cores a invadir os nossos campi… Sê muito bem-vinda, sê muito bem-vindo à UMinho”, pode ler-se na mensagem dirigida aos novos alunos em que lê-se, ainda, que “a partir de hoje esta é a tua segunda e queremos que estejas confortável e te sintas integrado connosco”.
Entre hoje e sexta-feira, os caloiros vão poder conhecer a Universidade e os seus serviços, o centro histórico das duas cidades e as tradições académicas, mas também participar em tertúlias com alunos diplomados e de intercâmbio, em atividades culturais, recreativas e desportivas.
A sessão de boas-vindas, com o reitor Rui Vieira de Castro e o presidente da AAUMinho, Luís Guedes, está marcada para o dia 12, às 17:00, no anfiteatro natural do campus de Gualtar, em Braga, seguindo-se um sarau com a atuação dos grupos culturais da academia.
Até ao momento, entraram na UMinho cerca de 2.700 estudantes, colocados na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) do ano letivo 2025/26, preenchendo 89% das 2.985 vagas disponibilizadas. Os resultados da segunda fase, cujas candidaturas terminaram no passado dia 03, serão divulgados na próxima sexta-feira.