Arquivo

Caixa virou quase um mini-mercado solidário na Póvoa de Lanhoso

Caixa solidária
Caixa virou quase um mini-mercado solidário na póvoa de lanhoso

Póvoa de Lanhoso também já tem um exemplar do projeto Caixa Solidária, que se tem desenvolvido de forma altruísta um pouco por todo o país para ajudar famílias carenciadas ou por quem passa atualmente dificuldades face às consequências económicas da covid-19.

Mas, naquela vila, a caixa tomou proporções verdadeiramente comunitárias, com o acréscimo de uma estante e várias outras caixas munidas de mantimentos, não só para quem necessita mas também para os animais de companhia.

O MINHO chegou à fala com a autora da caixa solidária da Póvoa de Lanhoso, que preferiu manter anonimato por se tratar, precisamente, de um projeto anónimo ao serviço da população onde todos podem contribuir.

Explica que a iniciativa partiu da filha de dez anos e da própria, quando tomaram conhecimento através da televisão deste tipo de projetos. “Olhámos uma para a outra e decidimos fazer o mesmo aqui”, conta.

Juntou-se, de seguida, um grupo de amigos anónimos que compraram donativos para preencher o espaço solidário, instalado no centro da vila, debaixo de uma paragem de autocarro, junto às piscinas municipais.

Mas os mantimentos duraram pouco tempo no local, algo que impressionou a autora, face ao que apelida de “fenómenos de pobreza oculta”. “Em pouco mais de uma hora tudo desapareceu”, expõe.

Questionada sobre se poderá ter sido apenas uma pessoa mais oportunista a açambarcar os donativos, a autora não nega que pode ter sucedido isso, mas que não será impedimento para continuarem a abastecer o local diariamente, para “chegar a quem realmente possa precisar”.

Conta ainda que, já depois de terem levado os produtos todos, uma família abordou o grupo de voluntários, por já não poder usufruir da solidariedade povoense. Mas o grupo acabou por reunir mais alguns alimentos para ajudar essa família.

A autora assegura ainda que, de forma diária, irá fazer uma supervisão do local de forma a assegurar que se mantém com alimentos.

Braga já tem caixas solidárias alimentares para ajudar quem mais precisa

Jovem de Vizela cria ‘caixa alimentar’ para quem “está a passar mal e tem vergonha de pedir”

Um pouco por todo o Minho, à semelhança do país, as caixas solidárias multiplicam-se, ajudando quem precisa.

(notícia atualizada às 22h18)

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Líder do psd pede unidade “no combate económico” que o país vai enfrentar

Líder do PSD pede unidade “no combate económico” que o país vai enfrentar

Próximo Artigo
Reino unido regista mais 739 mortes e ultrapassa as 27 mil

Reino Unido regista mais 739 mortes e ultrapassa as 27 mil

Artigos Relacionados