Arquivo

Café vai ficar mais caro entre 10 e 30 cêntimos em 2025

Associação Nacional de Restaurantes
Café vai ficar mais caro entre 10 e 30 cêntimos em 2025
Foto: DR / Arquivo

O presidente da ProVar, Associação Nacional de Restaurantes, prevê uma subida no preço do café servido em cafés e pastelarias em 2025, estimando um aumento de 10 cêntimos por chávena.

Nos restaurantes, a atualização poderá ser ainda mais acentuada, chegando aos 30 cêntimos, o que significa que um café atualmente vendido a 1,20 euros poderá custar 1,50 euros.

Em declarações à Renascença, Daniel Serra atribui esta subida à pressão crescente sobre os custos de fornecimento, que já registaram “três ou quatro atualizações de preços” ao longo deste ano. Além do preço do café, outros fatores como a mão de obra, as rendas e a eletricidade têm tornado inevitáveis os reajustes nos preços praticados, sobretudo em estabelecimentos que resistiram a aumentos devido à concorrência.

Segundo Cláudia Pimentel, secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café, o café verde, matéria-prima essencial, subiu cerca de 200% nos últimos dois anos, devido à instabilidade climática que afeta as colheitas. Além disso, a crescente procura de café robusta por países nórdicos, tradicionalmente consumidores de café arábica, tem intensificado a pressão sobre os preços.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Despiste aparatoso de carrinha em famalicão

Despiste aparatoso de carrinha em Famalicão

Próximo Artigo
Mais de 200 famílias na festa de natal do hospital de braga

Mais de 200 famílias na festa de Natal do Hospital de Braga

Artigos Relacionados