Cães que não deixavam ninguém dormir e mais 28 casos resolvidos pelo Provedor do idoso da Póvoa de Lanhoso

Cães que não deixavam ninguém dormir e mais 28 casos resolvidos pelo provedor do idoso da póvoa de lanhoso
Foto: Divulgação / CM Póvoa de Lanhoso

Uns cães que não deixavam ninguém dormir e que “roubavam” chinelos foram um dos 29 casos acompanhados e resolvidos pelo provedor do idoso da Póvoa de Lanhoso no seu primeiro ano de existência, foi hoje divulgado.

O provedor, Álvaro Oliveira, contou que em causa estavam sete cães vadios que, graças à sua intervenção junto do veterinário municipal, acabaram quase todos por ser recolhidos e levados para o canil.

“Uma moradora contou-me o que se passava, disse que tomava medicamentos para dormir mas que com o barulho dos cães não conseguia pregar olho, queixou-se ainda que os animais lhe ‘roubavam’ os chinelos e eu pedi a intervenção do veterinário e o problema ficou resolvido”, referiu.

No terreno há um ano, o provedor do idoso da Póvoa do Lanhoso efetuou 44 atendimentos e acompanhou 29 casos, sendo 13 relacionados com problemas da área social, dois do foro jurídico e sete de âmbito jurídico, repartindo-se os restantes sete por diversas outras áreas.

“Desde o cão que não deixa ninguém dormir e foge com os chinelos até à senhora que queria um coração para bordar, eu vou a todas”, acrescentou Álvaro Oliveira.

Outros problemas resolvidos pelo provedor neste seu primeiro ano de “mandato” foram a limpeza do mato junto a habitações, uma conduta de água que tinha rebentado e estava a inflacionar a conta, uma máquina de café e um micro-ondas que estavam a fazer falta em centros de convívio ou uma receita que um idoso precisava para lhe ser “aviado” um medicamento.

Como entidades sinalizadoras dos problemas, o provedor apontou os próprios idosos (18 casos), a GNR (sete), os vizinhos (dois) e a Ação Social (um).

Para os resolver, efetuou diligências junto das famílias, senhorios, advogados, juntas de freguesia, centro de saúde, veterinário e GNR.

No total, participou em 48 reuniões com as diversas entidades, a maioria das quais (23) com as juntas de freguesia.

Segundo dados hoje revelados, o concelho da Póvoa de Lanhoso conta com 3.964 pessoas com mais de 65 anos, sendo 1.697 homens e 2.267 mulheres.

São 586 os idosos do concelho que vivem sozinhos e 1.394 os que vivem com outros idosos.

O presidente da Câmara, Avelino Silva, referiu que esta é uma realidade que faz com que a Câmara, mais do que obras, dedique particular atenção à área social.

O autarca anunciou que a câmara vai começar de imediato a apoiar na aquisição de medicamentos os mais carenciados, uma medida que beneficiará de forma particular os idosos.

“Deixará de haver povoenses que não tomam a sua medicação, porque não têm dinheiro para a pagar”, referiu.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Emídio guerreiro (psd) acusa primeiro-ministro de falhar promessas no investimento

Emídio Guerreiro (PSD) acusa primeiro-ministro de falhar promessas no investimento

Próximo Artigo
Direito de resposta: de josé manuel fernandes a nuno melo (ii)

Direito de Resposta: De José Manuel Fernandes a Nuno Melo (II)

Artigos Relacionados