A Força Aérea portuguesa acompanhou, esta manhã, pelas 09:00, uma parelha de aviões F-16M para acompanhar um avião civil que tinha declarado potencial ameaça de bomba a bordo.
O alerta foi dado quando a aeronave da companhia TUI que cruzava o espaço aéreo nacional, pretendendo divergir para o aeroporto de Faro. De acordo com a RTP, tinha como destino Lanzarote, nas ilhas Canárias, Espanha.
Para a missão, descolaram da Base Aérea N.º 5, em Monte Real, dois F-16M em alerta permanente.
“Já com os F-16M a realizarem o acompanhamento por forma a garantir a segurança e boa gestão do espaço aéreo nacional, a tripulação do avião civil decidiu continuar o voo até ao aeroporto de destino, fora de território nacional. Ao abandonarem a região de informação de voo nacional, a responsabilidade transitou para Espanha, com os F-16M lusos a procederem ao ‘handover’ [entrega] da missão e consequente regresso a Monte Real”, explicam a força militar.
Em comunicado, a Força Aérea diz garantir um “alerta permanente de F-16M para a defesa aérea nacional”, respondendo a “todas as situações de garantia da soberania nacional e da boa gestão e segurança do tráfego aéreo, em estrito cumprimento com as recomendações nacionais e internacionais”.