Cabeceiras de Basto dedica semana à Proteção Civil

De 28 de fevereiro a 04 de março

Cabeceiras de Basto vai organizar, de 28 de fevereiro a 04 de março, a Semana da Proteção Civil, foi hoje anunciado.

O evento conta com a realização de várias iniciativas que pretendem sensibilizar a população para a importância da proteção civil, dar a conhecer todos os meios e intervenientes que atuam nesta área e promover a discussão e diálogo em torno dos riscos a que todas as populações estão sujeitas.

“As atividades pretendem-se dinâmicas, enriquecedoras e partilhadas para que todos fiquem a conhecer melhor o papel e importância da Proteção Civil”, salienta a autarquia em nota enviada à imprensa.

Para o dia 28 de fevereiro, terça-feira, na Casa do Tempo, está agendada uma ‘Sessão de Sensibilização: Vespa velutina – Deteção e combate’. Em 01 de março, quarta-feira, no auditório dos Bombeiros Cabeceirenses, uma palestra dedicada ao tema ‘Incêndios Rurais – Estratégias de Prevenção e Combate’. E para o dia 02 de março, quinta-feira, na Casa do Tempo, a palestra sobre ‘Segurança Contra Incêndios em Edifícios’.

No dia 03 de março de 2023, sexta-feira, no Parque do Mosteiro, tem lugar a Exposição de Meios dos Agentes de Proteção Civil ‘Conhecer os Meios, Protagonistas e Intervenientes’ e no dia 04 de março, sábado, vai realizar-se um simulacro de evacuação do aglomerado rural do Bairro da Portela dos Sobreiros e do Lugar do Penedo, em Gondiães, no âmbito dos programas ‘Aldeia Segura | Pessoas Seguras’.

A Semana da Proteção Civil tem como destinatários agentes de Proteção Civil, entidades com dever de cooperação, comunidade escolar, entidades desportivas e culturais, entidades detentoras de Unidades de Cuidados Continuados, entidades gestoras de Estruturas Residenciais para Idosos, Centros Sociais e Paroquiais, entidades com valência serviço de apoio domiciliário, famílias de acolhimento e população em geral.

O Dia da Proteção Civil celebra-se anualmente a 01 de março com o objetivo de alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, e de prestar tributo a todos os seus agentes.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados