A Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe, em Cabeceiras de Basto, lançou recentemente, na sua página do Facebook, o cartaz da Romaria de Nossa Senhora dos Remédios.
Em comunicado, a organização do evento esclarece que, apesar das festas e romarias estarem efetivamente proibidas, a comunicação de marca das celebrações, que incluem o culto e o dia da vila do Arco de Baúlhe, será sempre denominada como Romaria de Nossa Senhora dos Remédios.
O cartaz desta celebração, como vem sendo habitual, conjuga o religioso e o profano, oferecendo momentos de devoção e diversão, sempre de acordo com as orientações e normas da Direção Geral da Saúde.
Destacam-se, no programa religioso, a visita da Imagem de Nossa Senhora dos Remédios às principais ruas da freguesia, na noite do dia 3 de setembro, sobre a iniciativa “Um Cordão de Luz”. A Comissão de Festas e a Comunidade Interparoquial de São Martinho do Arco de Baúlhe apelam às pessoas, que levando sempre a cabo as normas
de distanciamento e o uso de máscara, se espalhem por todo o percurso desta visita, formando, juntamente com as velas acesas, um cordão de luz. Nessa noite, estará ainda presente o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, que coroará a Imagem da Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe. No domingo, dia 05 de setembro, ao final da tarde, a Imagem da Senhora dos Remédios voltará a sair da Sua Capela para percorrer as principais ruas da freguesia.
No que diz respeito ao programa profano, na sexta-feira, dia 03 de setembro, existirão várias arruadas das Charangas “Bandinha da Moca” e “Os Batatas”. No sábado, a organização levará a cabo o evento “ArcoTemCultura”, que conta com a presença dos grupos musicais 7 Saias, Tiago Neto e Paulo Fragoso e No Smoking On Board. Este evento cultural terá lotação limitada ao número de cadeiras de cada recinto, pelo que a organização disponibilizou os números de telefone para os interessados procederem à respetiva e obrigatória reserva do bilhete.
A Comissão de Festas considera necessário levar a cabo estas celebrações, sob pena de as tradições ligadas à Romaria de Nossa Senhora dos Remédios e da vila do Arco de Baúlhe se perderem com a consecutiva impossibilidade de se concretizarem devido à pandemia da covid-19.