“Trouxemos muitos alimentos, arroz, massa, atum e outras coisas para o Pai Natal distribuir pelas famílias que não conseguem comprar esses alimentos e viemos cantar umas músicas sobre o Natal para alegrar a cidade”. É desta forma que Sara Sabino de apenas 8 anos de idade explica a presença das cerca de 200 crianças da Escola Básica Conde S. Cosme esta terça-feira, na Cabana Solidária do Pai Natal, instalada na Praça 9 de Abril, no centro de Vila Nova de Famalicão. Aqui, ao contrário do que é habitual quem recebe os presentes é o Pai Natal.
Até 24 de dezembro, a Cabana Solidária serve objetivos muito nobres recebendo bens alimentares e outros que reverterão para a Loja Social de Famalicão, sendo depois distribuídos pelas famílias carenciadas do concelho.
Para a coordenadora da Escola Conde S. Cosme, Sameiro Maia, “trata-se de uma iniciativa solidária muito interessante que dá o mote para o trabalho que desenvolvemos na escola com as crianças e que tem a ver com a solidariedade e a generosidade”.
“Desde a primeira edição em 2014 que participamos nesta iniciativa o que também nos facilita a tarefa de entrega dos bens arrecadados pelas crianças”, acrescenta.
Para as crianças o momento é mágico. Zé Pedro de 9 anos costuma participar nas atividades da Cabana Solidária e gosta muito de cá estar. “Hoje viemos ver os nossos colegas atuar e também viemos entregar alimentos”, refere. Também a colega Rita Martins costuma vir todos os anos à Cabana Solidária ver o Pai Natal e oferecer alimentos.
Mas há muitas mais atividades para fazer na Cabana Solidária, com o Pai Natal e as duendes a receberem as crianças num ambiente de pura fantasia. Através da presença da “A Casa ao Lado” há ainda workshops de pinturas, decorações de natal e muitas outras atividades artísticas para os mais novos.
A Cabana Solidária funciona todos os dias das 10:00 às 12:30 e das 14:30 às 17:00.