Arquivo

Bruxelas propõe ajuda aos agricultores e quer monitorizar ‘stocks’ de cereais

Economia
Bruxelas propõe ajuda aos agricultores e quer monitorizar 'stocks' de cereais
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A Comissão Europeia propôs hoje uma medida excecional para permitir aos Estados-membros pagar um montante fixo único aos agricultores afetados por aumentos dos custos dos fatores de produção e a monitorização dos ‘stocks’ de cereais.

A medida, que tem de ser aprovada pelo Conselho da União Europeia (UE) e pelo Parlamento Europeu, será financiada pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

Esta proposta permitirá aos Estados-membros decidir utilizar fundos disponíveis até 5% do seu orçamento do FEADER para os anos 2021-2022 para apoio direto ao rendimento dos agricultores e pequenas e médias empresas ativas na transformação, comercialização ou desenvolvimento de produtos agrícolas.

Paralelamente, Bruxelas decidiu hoje começar a recolher dados mensais sobre os níveis de ‘stocks’ na UE de cereais, oleaginosas e arroz, com o objetivo de os controlar melhor no ambiente atual de preços elevados e a perceção da incerteza sobre os fornecimentos.

Os Estados-membros terão, a partir do final de julho, de notificar a Comissão Europeia sobre o nível das existências de cereais, oleaginosas, arroz e sementes certificadas destes produtos na posse dos produtores, grossistas e operadores.

As notificações deverão ser fornecidas mensalmente, até ao final de cada mês em relação ao mês anterior.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ministro das finanças quer acelerar redução da dívida pública

Ministro das Finanças quer acelerar redução da dívida pública

Próximo Artigo
G7 mobiliza 19. 800 milhões de dólares para apoiar finanças da ucrânia

G7 mobiliza 19.800 milhões de dólares para apoiar finanças da Ucrânia

Artigos Relacionados