Arquivo

Bruxelas leva Portugal a tribunal por falhar pagamento atempado às empresas

Economia
Bruxelas leva portugal a tribunal por falhar pagamento atempado às empresas
Foto: DR / Arquivo

A Comissão Europeia decidiu instaurar ações contra Portugal junto do Tribunal da Justiça da União Europeia (TJUE) por incumprimento no pagamento atempado às empresas pela entrega de bens e serviços.

“Na sequência de extensos procedimentos de controlo realizados em 2022, a Comissão decidiu agora instaurar ações contra Portugal e a Eslováquia no TJUE, dado o incumprimento continuado”, anunciou hoje a Comissão Europeia em comunicado.

A Comissão sustentou que no caso português a ação foi instaurada “devido às regras relativas a atrasos de pagamento que abrangem vários níveis das administrações públicas”.

Na sequência do lançamento do procedimento em 2017, Bruxelas “acompanhou de perto a situação, mas considera que não se registaram melhorias suficientes, em especial nas duas regiões autónomas dos Açores e da Madeira”.

De acordo com as regras da Diretiva Atrasos de Pagamento, as autoridades públicas dos 27 Estados-membros têm de pagar as faturas no prazo de 30 dias (60 dias para os hospitais públicos).

A Comissão acrescentou que no atual contexto – de recuperação das quebras decorrentes da pandemia, inflação e as consequências da invasão da Federação Russa à Ucrânia – “as empresas, sobretudo as pequenas e médias, dependem ainda mais de pagamentos regulares para poderem operar” e assegurar o emprego.

“Os pagamentos em atraso têm um impacto negativo sobre as empresas, uma vez que impedem o crescimento, prejudicam a resiliência e podem bloquear esforços para serem mais ecológicas e digitais”, advertiu aquela instituição europeia.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Tap: governo justifica recusa em enviar pareceres com "salvaguarda do interesse público"

TAP: Governo justifica recusa em enviar pareceres com "salvaguarda do interesse público"

Próximo Artigo
Dinheiro, armas, droga, carros, motas de alta cilindrada. As imagens do "duro golpe" no tráfico em fafe

Dinheiro, armas, droga, carros, motas de alta cilindrada. As imagens do "duro golpe" no tráfico em Fafe

Artigos Relacionados