O Benfica continua na perseguição à liderança da I Liga de futebol após uma vitória sofrida por 1-0 frente ao Santa Clara, alcançada com um golo de Bruma, na partida da 22.ª jornada, realizada em Ponta Delgada
No Estádio de São Miguel, a estreia de Bruma a marcar com a camisola das ‘águias’ (aos 55 minutos) permite ao Benfica chegar aos 50 pontos, pressionando o líder Sporting (52 pontos), que empatou com o Arouca.
Apesar da derrota, o Santa Clara (38 pontos), que jogou com menos um elemento desde os 76 minutos, não tem o quinto lugar em risco, mantendo a distância de cinco pontos para o Casa Pia que perdeu como Moreirense (3-2).
A meio de uma eliminatória europeia, Bruno Lage operou seis mudanças no ‘onze’ face à vitória no Mónaco (0-1), na quarta-feira, estreando Leandro Santos na lateral direita e Dahl no corredor esquerdo, e promovendo as entradas de Barreiro, Bruma, Amdouni e Belotti.
O Santa Clara, que manteve a base da equipa titular (a entrada do habitual titular Vinicius foi a única mudança relativamente ao último encontro com o AVS), começou com vontade de manter o rótulo de ‘sensação’ do campeonato.
Numa primeira parte pródiga em oportunidades de golo de parte a parte, o primeiro lance de perigo pertenceu à formação da casa: aos cinco minutos, Vinicius aproveitou uma perda de bola defensiva de Carreras, mas viu a intenção negada por uma grande defesa de Trubin (que cumpriu o 50.ª jogo no campeonato).
O Benfica apresentou alterações na estratégia, experimentando em vários momentos uma defesa a três composta pelo trio António Silva, Otamendi e Carreras, com Dahl e Leandro nas alas.
Os ‘encarnados’ tiveram dificuldades para penetrar no último terço do terreno à medida que a partida foi caindo de intensidade, mas, ainda assim, dispuseram de duas oportunidades flagrantes nos primeiros 45 minutos.
Primeiro, aos 10 minutos, Gabriel Batista negou o golo a Belotti com uma excelente parada e na recarga o avançado italiano não teve engenho para encaminhar a bola para o fundo das redes.
Depois, já perto dos 40, António Silva, na sequência de um livre, acertou na barra.Por sua vez, o Santa Clara soube manter o rigor na organização defensiva e explorar a profundidade para criar perigo.
Aos 15 minutos, num contra-ataque rápido, Trubin voltou a evitar o golo açoriano com uma enorme defesa, desta vez a remate de Ricardinho.
Para a segunda parte, Lage fez entrar Kökçü (para o lugar de Florentino) e os ‘encarnados’ estiveram perto do golo aos 46 minutos, por Bruma, valendo à equipa da casa a intervenção atenta de Gabriel Batista.
A toada do jogo, contudo, não apresentou grandes mudanças e o Santa Clara continuou a aproveitar o espaço entre linhas para criar perigo junto de Trubin. O guardião ucraniano respondeu sempre de forma eficaz e foi essencial para manter o marcador a zeros.
Numa altura em que o jogo estava mais partido, o Benfica acabou por chegar ao golo aos 55 minutos numa jogada pela direita que culminou com a assistência de Amdouni para a finalização certeira de Bruma na pequena área. Primeiro golo do internacional português com a camisola do Benfica, o oitavo no total do campeonato.
Em vantagem, as ‘águias’ ficaram mais confortáveis na partida e Bruno Lage estabilizou a equipa fixando uma defesa com quatro elementos e fazendo entrar Aktürkoglu e Pavlidis. A missão do Santa Clara ficou mais difícil com a expulsão de Sidney Lima (76).
Os açorianos ainda estiveram perto do golo aos 82 minutos por Venâncio num lance de bola parada, mas, apesar de alguns calafrios, o Benfica conseguiu controlar a partida até ao final.