Arquivo

Britânicos e marroquino condenados à morte por russos em Donetsk

Guerra
Britânicos e marroquino condenados à morte por russos em donetsk

Dois britânicos e um marroquino foram capturados, julgados e condenados à morte num tribunal em Donetsk, território controlado pelos russos.

O marroquino Sauudun Brahim, e os britânicos Aiden Aslin e Shaun Pinner foram capturados pelos russos enquanto combatiam ao lado dos ucranianos e foram condenados por acusações de terrorismo.

Os três condenados admitiram que estavam a combater ao lado dos fuzileiros navais da Ucrânia, o que lhes garantia proteção ao abrigo das convenções de Genebra. No entanto, como os homens foram julgados por terrorismo na condição de mercenários, tal condição invalidou a proteção.

A família de Aslin emitiu um comunicado a declarar que o britânico servia os fuzileiros ucranianos há quatro anos, e que “não é, ao contrário do que afirma a propaganda do Kremlin, um voluntário, mercenário ou espião”, e acusou a Rússia de violar as convenções de Genebra.

Esta condenação poderá ainda ser usada pelo Kremlin como moeda de troca pelos russos condenados por assassinatos ou crimes de guerra durante a invasão russa da Ucrânia.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Bombos de s. Tiago de sopo, em cerveira, comemoram 25 anos

Bombos de S. Tiago de Sopo, em Cerveira, comemoram 25 anos

Próximo Artigo
Empresa que começou com 2 funcionários investe meio milhão em ponte da barca

Empresa que começou com 2 funcionários investe meio milhão em Ponte da Barca

Artigos Relacionados