Brasileiros legalizados em Portugal já são mais de 400 mil (mas número ‘real’ pode ultrapassar os 500 mil)

Foto: DR / Arquivo

A comunidade brasileira em Portugal já ultrapassou os 400 mil residentes oficiais, segundo os últimos dados das autoridades. No entanto, o número de imigrantes do país pode superar os 500 mil, já que não conta com pessoas com dupla cidadania e quem ainda aguarda a autorização de residência.

Os números foram divulgados pelo blogue Portugal Giro, do jornal O Globo, num momento de transição do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

Em setembro, o número era de cerca de 393 mil cidadãos brasileiros a residir em Portugal, com maior incidência em Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Braga. De acordo com os números acessados pelo blogue, agora já são 400.759 imigrantes.

Este número pode aumentar muito em pouco tempo, pois existem cerca de 700 mil processos em mãos para resolver até o final do ano que vem pela AIMA, com prioridade para os processos de imigrantes, a maioria de brasileiros, e as cerca de 340 mil pedidos de renovação pendentes.

O número total de estrangeiros com autorização de residência em Portugal ultrapassou o de 1 milhão. Em setembro eram 980 mil, cerca de 200 mil a mais que no final de 2022.

Em setembro, o SEF justificou este aumento com a criação, em março, de um novo modelo de concessão de autorizações de residências a cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo sido criado um portal específico para atribuição destes títulos.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x