Na sequência da chegada de milhares de brasileiros a todos os cantos de Portugal, aconteceu o fenómeno de ‘youtubers‘ a falar sobre a vida de imigrantes. Entre eles está Thiago Steffens, natural do estado do Rio Grande do Sul, que vive em Famalicão e acumula 160 mil seguidores no Youtube e 110 mil no Instagram.
A maioria dos vídeos do ‘youtuber’ passam das dezenas de milhares de visualizações, e alguns até passam dos 100 mil, e até os 300 mil. A publicação mais vista é de um vídeo no Luxemburgo com mais de 1,3 milhão de ‘views’, seguido do “Trabalhos que mais contratam imigrantes em Portugal“, um tema com bastante interesse do lado de lá do oceano, com mais de 741 mil.
Vida de imigrante
A história de imigrante de Thiago é igual a de outros milhares de compatriotas. Apesar de considerar que tinha uma vida tranquila no Brasil com a sua esposa na cidade de Novo Hamburgo, mesmo com as dificuldades financeiras comuns a tantos brasileiros, o profissional de Inteligência de Mercado diz que precisava respirar novos ares e conhecer outra cultura.
“Não tínhamos nenhuma relação com Portugal. Mas o país estava muito em evidência, teve a questão do idioma, que ajuda muito, questão da segurança do país. Há outras facilidades, há um vínculo forte entre os países, o brasileiro consegue vir para cá e viver a vida normalmente aqui. Foi assim que escolhemos”, diz Thiago Steffens em conversa com O MINHO.
Também como tantos brasileiros, Thiago e a sua esposa, Juliana Schuch, chegaram sem emprego, sem conhecer ninguém. “Eu até brinco e digo que quando desembarquei no aeroporto, olhei para um lado, para o outro, e pensava no que estava a fazer. A gente cria uma expetativa”.
Chegaram e ficaram um tempo num Airbnb, foram para a casa de um conhecido em Vila do Conde, que segundo o imigrante, era precária e estava fechada há uma década. Juliana até conseguiu emprego, mas Thiago ainda não, e então veio a pandemia.
Depois de um período de ansiedade, insegurança, isolamento e preocupação com a família no Brasil, Thiago conseguiu emprego numa fábrica de portas de alumínio em Famalicão, e aqui que tudo começou a mudar.
A esposa acabou por ir trabalhar para a mesma fábrica, e com as horas-extras, começaram a viver mais confortavelmente e resolveram ir viver em Famalicão.
Youtuber
Thiago diz que sempre pensou em fazer vídeos, até para melhorar a sua rede de contactos profissionais enquanto profissional de Marketing. Antes de viajar para Portugal, o seu irmão deu a ideia de fazer vídeos a mostrar a sua vida, mas um dia pegou no telemóvel, começou “a falar umas coisas”, e pensou “logo” que não era para ele. “Esqueci a ideia, nunca tinha feito nada parecido”, confessa.
Depois de não pensar nisto por um tempo, aproveitou uma ida a Vila do Conde, enquanto a sua esposa ia à manicure, foi gravar um vídeo no outlet, pois as pessoas no Brasil perguntavam os preços de diferentes artigos.
“Fiz, publiquei o vídeo, em um dia chegou às 500 visualizações, depois 600, o canal ganhou 200, 300 inscritos, e comecei a repensar sobre isto e a pensar no que as pessoas queriam saber, lembrar o que eu precisava saber quando estava no Brasil”, pensou Thiago.
O vídeo seguinte mostrou uma diferença cultural, pois uma destas informações que ele se lembrava que precisava saber era sobre viver no interior, e mostrou Famalicão, “para os brasileiros, o interior é uma coisa, para os portugueses é outra. Eu fiz um vídeo sobre viver no interior, mas sobre Famalicão, que é uma cidade grande”, recorda o youtuber.
Para não correr riscos de não ser objetivo, Thiago sempre faz um guião para os seus vídeos, pensa em temas que sejam interessantes, e depois debate com a esposa, para ter uma segunda opinião. “Um dos ‘feedbacks’ que eu recebo é sobre a minha objetividade, além da qualidade do tema abordado. E eu só consigo isto com um guião”, diz.
“Normalmente eu gravo na rua, tento mostrar um pouco daqui, pois tudo é novidade para quem está no Brasil, até uma flor, uma fruta, uma árvore. As pessoas não sabem como é. Tento inserir um pouco da minha rotina, do meu estilo de vida, e isto cria uma conectividade com as pessoas. Muitos espelham-se nesta trajetória, que falo de quando estava no Brasil, com crise de ansiedade, e cheguei aqui sem nada, e fui criando uma boa vida, e o que eu e minha esposa conquistamos torna uma inspiração para as pessoas que estão na situação que eu estive”, relata.
“Estou a lidar com sonhos”
Desta forma, desde o primeiro vídeo sobre o outlet em setembro de 2021, já acumula cerca de 160 mil seguidores e soma mais de 10 milhões de visualizações. No Instagram, Thiago mostra a sua rotina e também dá dicas rápidas, principalmente de emprego.
Com estes números, a responsabilidade aumenta. Thiago explicar que, entre os seguidores, há pessoas apenas com curiosidade, mas também muitos brasileiros que pensam em emigrar, outros que já estão em Portugal, e também portugueses que gostam de ver o olhar do imigrante.
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“Estou a lidar com sonhos e objetivos de outras pessoas, este é um dos maiores desafios do meu canal”, reflete.
“Nas redes sociais reclamam muito que se fala algo que não é positivo, está a destruir o sonho de alguém e não quer que venha, se está a falar bem, está a vender ilusão, então é preciso chegar num equilíbrio, o que é muito difícil. Além de que os sonhos são muito pessoais, o que é bom para mim, pode não ser o bom para o outro”.
Sobre o futuro, Thiago e Juliana pensam em regressar para o Brasil, por causa da saudade da família. Mas antes, estão a esperar o primeiro filho, e querem dar a oportunidade de a criança ter acesso à qualidade de vida que vieram à procura, além de viajar e conhecer novas culturas.