A empresa municipal de habitação de Braga (BragaHabit) aprovou um orçamento de 6,1 milhões de euros para 2025, sendo as prioridades a requalificação habitacional e a sustentabilidade, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a BragaHabit refere que algumas apostas serão a redução do número de fogos devolutos em 50% e a resolução de situações habitacionais precárias, como a da Comunidade de São Gregório.
O orçamento para 2025 atinge 6,1 milhões de euros, contra os 4,5 milhões deste ano.
“Este aumento demonstra a capacidade da BragaHabit para diversificar as suas fontes de financiamento e alavancar os recursos necessários à concretização dos seus objetivos”, sublinha o comunicado.
Além disso, o plano inclui um investimento de capital de 9,3 milhões de euros, destinado à reabilitação de bairros como o das Andorinhas e o das Enguardas, à construção de novas habitações e à implementação de programas sociais inovadores.
“Em 2025, a sustentabilidade ocupa um lugar central na estratégia da BragaHabit, com iniciativas como a elaboração de um Plano Estratégico de Sustentabilidade e a criação de um Programa de Combate ao Desperdício Alimentar”, lê-se ainda no comunicado.
Por outro lado, a coesão social é promovida através de iniciativas como a Assembleia de Moradores e a implementação de programas como “Viva o Bairro” e “Braga Sol: Habitar Melhor”, que visam fortalecer os laços comunitários e a qualidade de vida dos habitantes.
“Este Plano de Atividades e Orçamento para 2025 representa um marco estratégico na promoção da sustentabilidade, no reforço do apoio social e na gestão eficiente dos recursos. É uma visão que alia inovação, compromisso social e uma gestão rigorosa para garantir um impacto positivo duradouro na comunidade”, sustenta Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit.
A empresa tem 111 trabalhadores.