A chuva forte que se tem feito sentir a partir do final da tarde deste sábado já provocou inundações na cidade de Braga e em algumas freguesias fora do perímetro urbano, apurou O MINHO junto da Proteção Civil.
Num dos casos, na renovada Avenida da Liberdade, é possível ver água acumulada com vários centímetros de altura numa zona de estacionamento, bem como na estrada.
Noutro caso, também no centro da cidade, os carros são forçados a circular num mini-lago que se formou, conforme mostra um vídeo partilhado nas redes sociais.
Segundo a Proteção Civil, existiram ocorrências relacionadas com o mau tempo em diferentes pontos do concelho, como em São Julião, São José de São Lázaro, São Victor e Maximinos.
Aviso amarelo
Como O MINHO noticiou, os distritos de Braga e de Viana do Castelo estão em aviso amarelo entre as 18:00 deste sábado e as 12:00 horas de domingo, por causa de chuva forte e persistente.
Segundo a previsão dos últimos modelos meteorológicos, o Alto Minho irá ser o distrito mais afetado, com especial incidência até às 05:00 horas. Já o distrito de Braga, apesar de também não escapar ao aviso por causa da chuva, será menos afetado.
A corporação de Bombeiros de Ponte da Barca, um dos locais onde se espera mais chuva durante esta noite, deixou um aviso à população, onde são recomendadas algumas medidas a adotar nas próximas horas.
Recomendações dos Bombeiros de Ponte da Barca
-Evite sair à rua – faça-o só em caso de necessidade.
-Tenha muito cuidado se vir alguma árvore a tombar ou com alguma inclinação que corra o risco de cair.
-Avalie a necessidade de colocar protecções nas portas e janelas se estas estiverem muito perto de sítios de fácil inundação.
-Mantenha limpos os caleiros e outras valetas perto de casa limpas para que a drenagem seja melhor.
-Em caso de inundação ligue de imediato 112 e suba para as divisórias mais alta.
-Tenha em atenção possíveis quedas de árvores, quer se for a conduzir, a caminhar ou em casa próxima.
-Atenção ao efeito de “aquaplanagem” e evite passar em zonas onde haja água acumulada.
*Em caso de sobrecarga dos pedidos de ajuda, aguarde pacientemente pela ajuda, estes estarão a ser tríados pela gravidade de cada situação.