Seguir o O MINHO

Braga

Braga volta a ser ‘Bracara Augusta’ de 25 a 29 de maio

Braga Romana

em

Foto: CM Braga / Arquivo

Após um interregno nos últimos dois anos devido à pandemia, a Braga Romana está de regressa de 25 a 29 de maio.

A apresentação do evento decorreu, esta terça-feira, nas Termas Romanas do Alto da Cividade.

A cidade vai voltar “a vestir-se a rigor para celebrar a sua fundação e recriar o quotidiano de Bracara Augusta. Num evento único e apaixonante celebram-se os primeiros tempos da Opulenta e Aeterna Cidade de Bracara Augusta, fundada há mais de dois mil anos pelo imperador César Augusto”, refere nota do município.

Ao longo de cinco dias, a Braga Romana terá 72 horas de programação, com 240 atuações em cinco palco, 120 actividades pedagógicas e mais de 70 entidades associativas e escolares envolvidas no evento.

Foto: Divulgação / CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, assinalou que este é um “projeto mobilizador da sociedade bracarense, que tem o mérito de agregar cidadãos, comerciantes, instituições, associações e escolas, sendo também parte integrante da estratégia de divulgação da História e do Património desta cidade bimilenar”.

As ruas do Centro Histórico serão o palco privilegiado para a reconstituição das actividades económico-sociais da época, para a animação de rua constante, cortejos, espectáculos e representações teatrais.

Foto: Divulgação / CM Braga

A cerimónia de abertura (Ludi Florei – Florália) terá a participação de cerca de 2.600 crianças e de 80 entidades, entre escolas, grupos de teatro e associações. Já o cortejo triunfal (Bracara Augusta Triumphalis) terá mais de mil participantes e cerca de 40 entidades envolvidas. O mercado romano terá 115 mercadores presentes.

Toda a programação está disponível neste link.

Populares