Arquivo

Braga volta a ser ‘Bracara Augusta’ de 25 a 29 de maio

Braga Romana
Braga volta a ser 'bracara augusta' de 25 a 29 de maio

Após um interregno nos últimos dois anos devido à pandemia, a Braga Romana está de regressa de 25 a 29 de maio.

A apresentação do evento decorreu, esta terça-feira, nas Termas Romanas do Alto da Cividade.

A cidade vai voltar “a vestir-se a rigor para celebrar a sua fundação e recriar o quotidiano de Bracara Augusta. Num evento único e apaixonante celebram-se os primeiros tempos da Opulenta e Aeterna Cidade de Bracara Augusta, fundada há mais de dois mil anos pelo imperador César Augusto”, refere nota do município.

Ao longo de cinco dias, a Braga Romana terá 72 horas de programação, com 240 atuações em cinco palco, 120 actividades pedagógicas e mais de 70 entidades associativas e escolares envolvidas no evento.

Braga volta a ser 'bracara augusta' de 25 a 29 de maio
Foto: Divulgação / CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, assinalou que este é um “projeto mobilizador da sociedade bracarense, que tem o mérito de agregar cidadãos, comerciantes, instituições, associações e escolas, sendo também parte integrante da estratégia de divulgação da História e do Património desta cidade bimilenar”.

As ruas do Centro Histórico serão o palco privilegiado para a reconstituição das actividades económico-sociais da época, para a animação de rua constante, cortejos, espectáculos e representações teatrais.

Braga volta a ser 'bracara augusta' de 25 a 29 de maio
Foto: Divulgação / CM Braga

A cerimónia de abertura (Ludi Florei – Florália) terá a participação de cerca de 2.600 crianças e de 80 entidades, entre escolas, grupos de teatro e associações. Já o cortejo triunfal (Bracara Augusta Triumphalis) terá mais de mil participantes e cerca de 40 entidades envolvidas. O mercado romano terá 115 mercadores presentes.

Toda a programação está disponível neste link.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Scholz pede a putin um "cessar-fogo" e rejeita argumentos sobre nazismo na ucrânia

Scholz pede a Putin um "cessar-fogo" e rejeita argumentos sobre nazismo na Ucrânia

Próximo Artigo
Sá pinto considera que descida do moreirense "seria uma grande injustiça"

Sá Pinto considera que descida do Moreirense "seria uma grande injustiça"

Artigos Relacionados