Seguir o O MINHO

Braga

Braga volta a fechar ao trânsito rua do centro para alargamento das esplanadas

Rua D. Gonçalo Pereira

em

Foto: Divulgação / CM Braga

A Câmara de Braga vai encerrar novamente ao trânsito automóvel a Rua D. Gonçalo Pereira, à semelhança do que aconteceu em 2020, para alargamento das esplanadas, foi hoje anunciado. A medida entra em vigor na terça-feira, 20 de abril, termina no mês de setembro.

Em comunicado, a autarquia salienta que a medida “vai voltar a permitir o alargamento temporário do espaço público destinado às esplanadas e aos peões, aumentando a segurança de todos e correspondendo às expectativas criadas no ano passado”.

Segundo João Rodrigues, vereador do Município de Braga, citado no comunicado, o fecho da Rua Gonçalo Pereira foi uma decisão que, no ano passado, resultou numa “utilização diferente do espaço público por parte dos cidadãos”.

Trata-se de uma medida inserida no programa “Braga de Porta Aberta”, tendo sido um espaço que permitiu que os negócios daquela rua funcionassem de forma “mais segura, confortável e respeitando todas as medidas de segurança impostas pela pandemia”.

Com esta medida, passa a ser proibida a circulação automóvel na Rua D. Gonçalo Pereira, passando o trânsito automóvel na Rua de Santiago a praticar-se em sentido descendente. Tal como em 2020, a rua será decorada com mobiliário de jardim, bancos, floreiras e árvores, tudo para harmonizar e criar uma nova envolvente no espaço público.

“Sentimos que com esta medida conseguimos, de certa forma, devolver o espaço público ao cidadão. Pretendemos replicar o êxito do ano passado e criar novos espaços em que a prioridade são as pessoas. A covid-19 obrigou-nos a repensar vários aspetos relativos ao espaço público municipal”, conclui João Rodrigues.

Populares