Semana Santa de Braga já tem data

02 a 09 de abril
Foto: CM Braga

A cidade de Braga vai celebrar um dos seus “momentos maiores” com a Semana Santa, em abril, cuja programação inclui iniciativas de inclusão social, exposições, concertos, encenações, estando desenhada para a participação dos mais jovens, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Braga refere que o evento, que consta no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, vai decorrer de 02 a 09 de abril e que são esperados milhares de visitantes para assistir ao “evento único repleto de tradições seculares”.

Segundo a autarquia, “a crescente aposta na vertente cultural do evento, o envolvimento das instituições da cidade, o trabalho da Associação Empresarial de Braga junto do comércio local, da entidade regional de Turismo do Porto e Norte e da Comissão da Semana Santa são fatores diferenciadores” daquela Semana Santa que “têm ajudado a criar condições de atratividade turística, gerando um impacto económico cada vez maior”.

“Com uma matriz marcadamente religiosa, a Semana Santa possui uma dimensão cultural que é reforçada todos os anos com a realização de exposições, encenações e concertos, que enriquecem a experiência de quem nos visita”, refere no texto o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

Da programação do evento, que foi esta manhã apresentada, a autarquia destaca a realização de uma exposição, com curadoria de Hugo Delgado, que irá reunir mais de uma centena de fotos da Semana Santa de 16 cidades que integram a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa.

Para a edição de 2023, lê-se, “a Comissão da Semana Santa de Braga aposta em três grandes áreas: participação das gerações jovens, iniciativas de inclusão social e expressões contemporâneas de arte”.

Relativamente às gerações mais jovens, a autarquia destaca o concurso escolar “A Semana Santa de Braga”, a participação dos colégios na procissão de Sexta-Feira Santa e a animação de rua pela Associação Project’Art.

Ainda na juventude, mas também na área da inclusão social, haverá a colaboração do Projeto Homem que, além da exposição comemorativa dos seus 31 anos em Braga, organizará ‘workshops’ de circo abertos à comunidade e um espetáculo, através dos projetos Equilibrium Social Circus e CoolTour.

A programação inclui também oficinas sobre o património imaterial da Semana Santa de Braga, uma “open call” para recolha de materiais, experiências, depoimentos e oficinas intergeracionais que, posteriormente, farão parte de uma instalação no Palácio do Raio.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Padre de Viana leva "mensagem de amizade dos vianenses" ao Papa Francisco

Próximo Artigo

Diocese de Braga foi a segunda que mais reportou casos à comissão para o estudo dos abusos na Igreja

Artigos Relacionados
x