Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Via Pedonal Ciclável do rio Este “mais qualificada e com maiores condições de segurança”

em

DR

A caminhada solidária ‘Semear Alegria’, organizada pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Braga (AAAEIC), que decorreu este domingo, 4 de Junho, deu o mote para a inauguração da extensão da Via Pedonal Ciclável do Rio Este, em Braga.


Além dos melhoramentos significativos realizados no traçado original, a via faz agora a ligação do Complexo Desportivo da Rodovia até ao início do acesso ao Bom Jesus, numa extensão de cerca de dois quilómetros.

DR

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a Via Pedonal Ciclável está agora mais qualificada e com maiores condições de segurança.

“Reforçámos as condições de segurança, não apenas neste novo troço, como também no traçado original que apresentava muitas patologias a esse nível, fizemos a separação entre o percurso para peões e ciclistas, e reforçámos a sinalética”, adiantou o autarca bracarense anunciando igualmente o “reforço substancial da iluminação em toda a extensão da ciclovia, desde a Ponte Pedrinha até ao acesso ao Bom Jesus, num investimento de 200 mil euros”.

Ricardo Rio. DR

Acompanhado pelos vereadores Miguel Bandeira e Sameiro Araújo, Ricardo Rio salientou que o objectivo passa por dotar toda esta zona ribeirinha de condições para que a população possa fazer desporto e praticar hábitos de vida saudável.

“Foi também com este intuito que ainda esta semana instalámos um sistema de monitorização da qualidade da água em vários pontos do rio”, recordou.

De referir que, nos próximos dias, será lançado o concurso para a requalificação do Eixo Desportivo da Rodovia que aumentará em cerca de 40% a sua área (num total de cerca de seis hectares), estendendo-se para a zona ribeirinha em frente à AF Braga. A intervenção vai de encontro à política do actual executivo de dotar a cidade de espaços verdes, fomentar a melhoria de qualidade de vida dos bracarenses e aumentar a oferta de áreas de lazer e de recreio que promovam hábitos de vida saudáveis.

Ricardo Rio lembrou, igualmente, o investimento de mais de 4 milhões de euros que o Município de Braga irá concretizar com a eliminação de barreiras urbanísticas e arquitectónicas em Montélios, na envolvente da Torre Europa, em S. Victor, na envolvente da ‘Makro’, em Lamaçães, e na Quinta da Fonte, em S. Vicente, e ainda com a implementação da Rede Pedonal e Ciclável e Inserção Urbana de Transporte Público.

Esta intervenção, que se pretende executar na Variante da Encosta, será um primeiro passo para a criação de uma rede de acessibilidade ciclável no centro urbano de Braga, ligando grande parte dos equipamentos públicos, assim como as principais escolas secundárias, o campus da Universidade do Minho, os monumentos e as zonas comerciais do centro, permitindo que uma grande parte da população possa usufruir deste modo de transporte nas suas deslocações diárias, de trabalho ou lazer.

Anúncio

Braga

Rebentamento de gás nas obras do Burger King corta trânsito em Braga

Em São Vicente

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O rebentamento de uma conduta de gás nas obras de uma loja do Burger King, em São Vicente, Braga, condicionou o trânsito à entrada da cidade, apurou O MINHO no local.

Por motivos ainda por apurar, uma das condutas sofreu uma fuga, com o gás a ser visível a olho nu enquanto era descarregado dos tubos.

Para o local foi acionada uma equipa dos Bombeiros Sapadores de Braga com seis elementos e duas viaturas. Esteve também o piquete da empresa de gás responsável pela conduta.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O trânsito, junto ao nó de Ínfias, esteve condicionado durante mais de uma hora, chegando a haver corte de via coordenada pela PSP.

Não há registo de feridos.

Continuar a ler

Braga

Hospital de Braga está a recrutar enfermeiros

Emprego

em

Foto: DR / Arquivo

O Hospital de Braga abriu concurso público para a constituição de bolsa de recrutamento de enfermeiros.

O processo de recrutamento tem em vista o preenchimento de necessidades que possam vir a ocorrer, tratando-se de regime celebração de contratos de trabalho sem termo, a termo resolutivo certo e/ou a termo resolutivo incerto, correspondente a uma carga horária semanal de 35 horas, em regime de trabalho por turnos.

A seleção decorrerá em duas fases. A primeira é de avaliação curricular, tendo em conta as dimensões das habilitações académicas, formação profissional na área de Enfermagem, experiência profissional, bem como outros elementos relevantes; a segunda fase decorrerá a entrevista profissional.

As candidaturas devem ser feitas através de formulário online.

Os requisitos e outras informações podem ser consultados no site do Hospital de Braga.

Continuar a ler

Braga

Feira do Livro virtual de Braga regista cinco mil visitas

Cultura

em

Foto: Divulgação

A Feira do Livro de Braga, que arrancou virtualmente na sexta feira, dia 03, contou já com a visita de mais de cinco mil pessoas. A este número juntam-se ainda 500 pessoas que assistiram, nestes primeiros seis dias, às várias sessões do programa cultural promovido pelo Município e pelo mecenas do evento, o dstgroup.

Fonte da empresa municipal InvestBraga adiantou, hoje, que a programação cultural da 29.ª edição conta com várias “Conversas em streaming” com autores nacionais e estrangeiros, passatempos, ofertas de livros e também iniciativas da responsabilidade do patrocinador principal, há mais de 25 anos, o dstgroup, dirigido por José Teixeira.

Nesta edição digital, e para o mundo, é possível visitar entre livrarias, editoras e alfarrabistas, 20 expositores presentes na feira através de um Virtual Tour, e adquirir diversos os produtos a partir da plataforma de vendas online, Dott, que conta com mais de cinco mil livros.

A viagem virtual pela feira inicia-se numa «street view» das avenidas onde a feira tinha usualmente lugar e é nesse espaço que é possível entrar em cada um dos stands dos diferentes expositores para consultar os seus catálogos de livros. Nessa fase, os  visitantes são direcionados para a loja online da Feira, onde podem efetuar todo o processo de compra dos produtos escolhidos. A entrega das encomendas fica, por sua vez, a cargo dos CTT.

De referir que a Feira do Livro é uma organização do Município de Braga e da InvestBraga em estreita colaboração com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com a The Book Company | Booktailors, os CTT e a DOTT e com o mecenato da dst group.

A feira virtual está disponível desde o dia 3 e prolonga-se até ao dia 03 de setembro de 2020.

Continuar a ler

Populares