Seguir o O MINHO

Braga

Braga: ‘Via Azul’ combate o estacionamento abusivo

em

O Município de Braga, em colaboração com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Municipal vão implementar um programa para combater os estacionamentos abusivos e irregulares, nomeadamente em cima dos passeios, passadeiras e segundas filas. O programa ‘Via Azul’ será aplicado em 14 artérias da cidade, com o objetivo de aumentar a segurança dos peões e demais utentes da via pública, assim como, melhorar a fluidez do trânsito rodoviário.

“Esta medida é o reconhecimento dos problemas existentes e da necessidade de os debelar. O estacionamento abusivo é um dos problemas com que nos deparamos no nosso quotidiano e que dificulta a fluidez do trânsito automóvel”, referiu Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do programa, que teve lugar esta segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do concelho, em Braga.

“Queremos que o automobilista valorize a sua condição de peão e, sobretudo, sensibilizar a população para a necessidade de haver uma complementaridade de direitos e comportamentos entre automobilistas e peões”, afirmou o autarca, esperando com esta iniciativa “devolver a tranquilidade aos residentes e aos restantes utilizadores” das ruas abrangidas.

Ao todo, são 14 ruas da cidade que vão ser alvo de uma maior fiscalização. A partir do dia 22 de setembro, o Município irá proceder à sinalização, sendo que na quinta-feira a fiscalização será ‘mais apertada e com tolerância zero’.

Como explicou Rui Marques, subintendente da PSP, este programa “não substitui a ação policial normal em matéria de fiscalização trânsito e do estacionamento, é antes um meio complementar à intervenção que já hoje se realiza”. O programa ‘Via Azul’ “assenta em critérios temporais, geográficos e no conhecimento da realidade local, resultando na necessidade de se desencadear ações de fiscalização dirigidas e com meios dedicados, com vista à deteção e sancionamento do estacionamento irregular”, referiu.

via azul braga

Zonas de Intervenção Prioritária

A ação das forças de segurança irá incidir em zonas consideradas prioritárias. A rua D. Afonso Henriques e o Largo Carlos Amarante, a rua D. Frei Caetano Brandão, o Largo da Senhora-a-Branca, a rua de São Victor e a rua D. Pedro V, a 25 de Abril e a rua do Caires, a rua Nova de Santa Cruz e a Avenida da Liberdade, a rua do Raio e a Cangosta da Palha, a rua e a travessa do Carmo, a Avenida General Norton de Matos a praça Alexandre Herculano e a rua de São Vicente, assim como a rua Francisco P. Coutinho e a Rua do Fecisco, a rua Conselheiro Bento Miguel, a rua Dr. Francisco Duarte e a rua Américo Ferreira Carvalho, terão uma fiscalização mais apertada a partir do dia 24 de setembro.

O programa conta, ainda, com a colaboração da Associação Comercial de Braga (ACB), da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto, da Junta de Freguesia de S. Vicente e de S. Victor.

Populares