Braga vence nos Açores e recupera 4.º lugar

15.ª jornada
Foto: SC Braga

O SC Braga alcançou hoje o quarto lugar da I Liga de futebol, ao vencer o Santa Clara por 2-0, em Ponta Delgada, numa partida marcada pelo ‘bis’ de Bruma e pela expulsão de Lucas Soares.

Os golos decisivos do internacional português, apontados aos 51 e 77 minutos (grande penalidade), permitem aos minhotos (28 pontos) ultrapassar os açorianos (27 pontos) na classificação.

A importância do encontro ficou patente desde o início devido à intensidade demonstrada pelas duas equipas. Fruto de uma entrada personalizada, o conjunto da casa criou perigo nos instantes iniciais e pressionou alto para condicionar a saída de bola dos minhotos.

Já a equipa de Carlos Carvalhal dominou a posse de bola ao longo dos primeiros 45 minutos, mas apresentou dificuldades para entrar no último terço do terreno. No primeiro tempo, ambas as equipas dispuseram de lances perigosos, tendo os guardiões Gabriel Batista (34, a remate de Roger) e Matheus (36, após livre de Sidney Lima) sido essenciais para manter as balizas invioladas.

A toada da partida acabou por ficar condicionada aos 22 minutos com a expulsão de Lucas Soares, que levou dois amarelos no espaço de poucos segundos por protestar com o árbitro Tiago Martins.

Com um elemento a menos, o Santa Clara redobrou as atenções defensivas e baixou o bloco, enquanto o Braga instalou-se no meio-campo contrário, sem, contudo, ser consequente no último passe.

Na segunda parte, já com João Moutinho em campo, os ‘arsenalistas’ mostraram-se mais eficazes em explorar a largura do terreno e conseguiram penetrar na ‘muralha’ açoriana aos 51 minutos. Após uma perda de bola na zona central, Bruma aproveitou a linha defensiva subida do adversário para correr até à baliza contrária e bater Gabriel Batista.

Em vantagem, o Braga assumiu o domínio da posse de bola, mas foi o Santa Clara quem esteve perto de marcar através de um lance de bola parada, em que Matheus evitou o golo de Vinicius com uma grande defesa (aos 59).

Apesar da dificuldade em colocar jogadores no momento ofensivo, os açorianos não desistiram de tentar ameaçar a baliza adversária, enquanto o Braga procurou baixar o ritmo do jogo e assegurar o controlo da bola.

A desfecho do encontro ficou praticamente ‘selado’ aos 77 minutos, após o árbitro ter marcado uma grande penalidade alertado pelo VAR. Na primeira tentativa, Gabriel Batista levou a melhor sobre Bruma para gáudio das bancadas. Contudo, Tiago Martins considerou que o guarda-redes insular avançou antes do remate e mandou repetir o lance. À segunda, Bruma não voltou a falhar e ‘carimbou’ a subida dos ‘guerreiros do Minho’ ao quarto lugar.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo disputado no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

Santa Clara – SC Braga, 0-2.

Ao intervalo: 0-0

Marcadores

0-1, Bruma, 51 minutos.

0-2, Bruma, 77 (grande penalidade).

Equipas

– Santa Clara: Gabriel Batista, Matheus Pereira, Luís Rocha, Sidney Lima, Mateus Araújo, Lucas Soares, Serginho (Pedro Ferreira, 66), Adriano (Daniel Borges, 82), Klismahn (Frederico Venâncio, 66), Gabriel Silva e Vinicius (Safira, 82).

(Suplentes: Néneca, Pedro Ferreira, Safira, João Costa, Bruno Almeida, Frederico Venâncio, Gui Ramos, Habraão e Daniel Borges)

Treinador: Vasco Matos.

– SC Braga: Matheus, Niakaté, Paulo Oliveira (Bambu, 42), João Ferreira, Roger (Gabri Martinez, 62), Yuri Ribeiro, Vítor Carvalho (João Moutinho, 46), Zalazar (André Horta, 78), Bruma, Ricardo Horta e El Ouazzani (Roberto, 78).

(Suplentes: Lukas Hornicek, Victor Gomez, Bambu, João Moutinho, André Horta, Gharbi, Gorby Jean Baptiste, Gabri Martinez e Roberto).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Lucas Soares (22 e 22), Paulo Oliveira (33), Niakaté (65), João Moutinho (83), Yuri Ribeiro (84), Bambu (86) e Matheus Pereira (90+6). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Lucas Soares (22).

Assistência: 4.041 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x