O SC Braga venceu hoje o Santa Clara nos Açores, por 1-0, em jogo da 19.ª jornada da I Liga de futebol, numa partida equilibrada e em que a equipa minhota conseguiu a vitória em esforço.
O Braga acabou por sair dos Açores com os três pontos devido à boa prestação da equipa na primeira parte e graças a um grande golo de Borja, aos 10 minutos.
Motivado pela possibilidade de se aproximar do FC Porto na tabela classificativa (que empatou sábado com o Boavista a duas bolas), o Braga começou melhor o encontro, a assumir a posse de bola e a obrigar o Santa Clara a recuar no terreno.
Aos 10 minutos, a equipa de Carlos Carvalhal iria chegar ao golo, através de um ‘golaço’ de Borja. O colombiano aproveitou a bola a cair no enfiamento da área após um canto para colocar o Braga na frente do marcador com um remate fortíssimo, que ‘fuzilou’ Marco.
Em vantagem, o Braga assumiu o controlo do encontro, trocando a bola ao longo do campo, mas sem imprimir grande intensidade. O Santa Clara, com um futebol previsível e apático, teve sempre dificuldades em chegar com perigo à baliza contrária.
Só nos últimos minutos do primeiro tempo é que a formação de Daniel Ramos procurou imprimir agressividade ao encontro e instalar-se no meio campo contrário. Ainda assim, o conjunto açoriano não conseguiu ultrapassar a defensiva minhota e chegou ao intervalo sem ter conseguido criar uma verdadeira oportunidade de golo na primeira parte.
O Santa Clara apareceu com outra disposição no segundo tempo, mostrando vontade de colocar mais intensidade no encontro e de assumir o domínio da posse de bola.
Os açorianos instalaram-se no meio campo contrário, aproveitando a passividade crescente do Braga, que começou a ressentir-se fisicamente dos vários jogos realizados em poucos dias.
Contudo, a equipa de Daniel Ramos só conseguia ameaçar a baliza contrária através de lances de bola parada. Aos 62 minutos, num livre descaído na ala direita, Lincoln efetuou um cruzamento/remate que obrigou Matheus a uma defesa atenta.
Com o passar do tempo, e com as mudanças nas equipas (Carvalhal fez entrar de uma assentada Piazon, Gaitan e Sporar) o jogo tornou-se mais equilibrado, com ambas as equipas a lutar pela posse de bola.
Até ao final do encontro, o Santa Clara ainda forçou o empate, bombardeando várias bolas, que a defesa contrária foi aliviando em esforço, mas o marcador não iria sofrer mais alterações.
Ficha de Jogo
Jogo no estádio de São Miguel, nos Açores.
Santa Clara – SC Braga, 0-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Borja, 10 minutos.
Equipas:
– Santa Clara: Marco, Ramos (Jean Patric, 88), Villanueva, Fábio Cardoso, Mansur, Anderson Carvalho (Rui Costa, 77), Hide, Lincoln, Carlos Júnior, Ukra (Allano, 69)e Shahriyar.
(Suplentes: André Ferreira, João Afonso, Allano, Ruben Oliveira, Nené, Jean Patric, Salomão, Rui Costa e Sagna).
Treinador: Daniel Ramos.
– SC Braga: Matheus, Ricardo Esgaio, Tormena, Raul Silva, Borja, Fransérgio, João Novais (Sporar, 67), Ricardo Horta (Gaitán, 67), Al Musrati, Galeno (Sequeira, 89) e Abel Ruiz (Piazon, 67).
(Suplentes: Tiago Sá, Zé Carlos, Sequeira, Rolanda, Nico Gaitán, Piazon, André Horta, Sporar e Bruno Rodrigues).
Treinador: Carlos Carvalhal.
Árbitro: João Pinheiro (Associação de Futebol de Braga).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Raul Silva (61), Carlos Júnior (74), Villanueva (82) e Sequeira (90+2).
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.
Notícia atualizada às 20h38 com mais informação.