O SC Braga entrou hoje da melhor maneira na fase de liga da Liga Europa de futebol, ao vencer em casa os neerlandeses do Feyenoord por 1-0, quebrando o ciclo negativo que trazia do campeonato.
O único golo da partida surgiu aos 79 minutos, com Fran Navarro, que tinha saltado do banco aos 62, a fazer um excelente desvio ao primeiro poste, após mais uma assistência de Leonardo Lelo.
O SC Braga não ganhava há quatro jogos na I Liga portuguesa e o último triunfo tinha sido há cerca de um mês, na segunda mão do ‘play-off’ de acesso à fase regular da Liga Europa diante do Lincoln, de Gibraltar (5-1).
Carlos Vicens, que regressou ao esquema de três centrais, num desenho tático em 3x4x3, fez três alterações em relação ao último ‘onze’ (1-1 com o Vitória de Guimarães, no sábado, para a sexta jornada do campeonato), apostando em Arrey-Mbi, Moscardo e El Ouazzani.
No Feyenoord, orientado por Robin van Persie, destaque para o português Gonçalo Borges, ex-FC Porto, titular pela primeira vez esta época, numa equipa com sete alterações.
A equipa de Roterdão começou o jogo numa rotação bem acima da dos minhotos, que não conseguiam ter bola, e Smal ameaçou com um remate já bem dentro da área, mas à figura de Hornicek (13 minutos).
O primeiro lance de algum perigo do ataque bracarense surgiu aos 31 minutos, com uma combinação entre Zalazar e Ricardo Horta, mas o cruzamento para Victor Gómez foi cortado no limite.
O SC Braga melhorou nos últimos 15 minutos da primeira parte e dispôs da melhor ocasião para marcar em cima do intervalo, com Ricardo Horta a rematar cruzado a rasar o poste (45+1).
A turma minhota entrou melhor na segunda parte e, aos 55 minutos, El Ouazzani desperdiçou uma grande ocasião, após assistência de Zalazar da direita.
Vicens mexeu na equipa com uma dupla substituição à passagem da hora de jogo, refrescando o meio-campo com Gorby (saiu João Moutinho) e o ataque com Fran Navarro (rendendo El Ouazzani).
Dez minutos depois, nova dupla alteração na equipa da casa, com Diego Rodrigues e Pau Victor a renderem Zalazar e Ricardo Horta e o jovem médio português esteve perto de marcar da primeira vez que tocou na bola (72 minutos).
O golo da vitória surgiu após uma assistência ‘açucarada’ de Lelo da esquerda e desvio subtil de Fran Navarro, antecipando-se ao marcador direto, com a bola ainda a bater no poste.
O Feyenoord, que lidera o campeonato dos Países Baixos, baixou muito de produção na segunda parte e só depois do golo ‘acordou’ e pressionou o último reduto bracarense, mas sem criar uma clara ocasião para empatar.
Ficha de jogo
Jogo no Estádio Municipal de Braga.
SC Braga – Feyenoord, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Fran Navarro, 79 minutos.
Equipas:
– SC Braga: Hornicek, Lagerbielke, Niakaté (Vitor Carvalho, 81), Arrey-Mbi, Victor Gómez, Moscardo, João Moutinho (Gorby, 62), Lelo, Zalazar (Diego Rodrigues, 71), Ricardo Horta (Pau Victor, 71) e El Ouazzani (Fran Navarro, 62).
(Suplentes: Tiago Sá, Bellaarouch, Yanis da Rocha, Vítor Carvalho, Gorby, Diego, João Aragão, Grillitsch, João Marques, Gabri Martínez, Pau Victor e Fran Navarro).
Treinador: Carlos Vicens.
– Feyenoord: Timon Wellenreuther, Bart Nieuwkoop (Jordan Lotomba, 73), Anel Ahmedhodzic, Malcolm Jeng (Tsuyoshi Watanabe, 62), Gijs Smal, Oussama Targhalline, Sem Steijn, Quinten Timber (Luciano Valente, 46), Gonçalo Borges, Gaoussou Diarra (Anis Hadj Moussa, 80) e Casper Tengstedt (Cyle Larin, 62).
(Suplentes: Justin Bijlow [GR], Liam Bossin [GR], Tsuyoshi Watanabe, Inbeom Hwang, Cyle Larin, Jordan Bos, Anis Hadj Moussa, Jordan Lotomba, Aymen Sliti, Jaden Slory, Luciano Valente e Jan Plug).
Treinador: Robin van Persie.
Árbitro: Nikola Dabanovic (Montenegro).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Oussama Targhalline (69), Luciano Valente (76) e Victor Gómez (90+1)
Assistência: 12.769 espetadores.