O SC Braga venceu hoje o Estoril Praia por 3-1, na 12.ª jornada da I Liga de futebol, alcançando o terceiro triunfo seguido no campeonato, vitória segura num jogo em que começou a perder.
Guitane pôs os estorilistas na frente (24 minutos), mas Ricardo Horta (31) e Banza (51) operaram mais uma reviravolta dos minhotos esta época (a sexta) e Marcelo Carné, na própria baliza, fechou as contas perto do fim (90).
Com esta vitória, os bracarenses pressionam o duo da frente, Benfica (que joga hoje em Moreira de Cónegos) e Sporting (recebe Gil Vicente na segunda-feira), assim como o FC Porto, que no sábado venceu o Famalicão, todos com dois pontos de avanço.
Foi uma vitória justa do Braga porque o Estoril Praia, que tinha ganho ao FC Porto no Dragão (1-0) recentemente, só durou a primeira parte, período no qual deixou uma boa imagem – no segundo tempo não existiu ofensivamente.
O Braga entrou melhor e, já depois de Álvaro Djaló rematou de ângulo apertado obrigando Marcelo Carné a defesa apertada (10), Banza teve um enorme falhanço com a baliza à mercê após um grande cruzamento de Pizzi da direita (13).
O Estoril Praia foi crescendo e, aos 24 minutos, colou-se na frente com Guitane, isolado por Holsgrove, com muito espaço no miolo para definir a jogada, a não perdoar diante de Matheus.
A resposta dos bracarenses não tardou e Ricardo Horta, após um grande passe de calcanhar de Pizzi, com um remate cruzado de pé esquerdo, fez o empate (31).
Até ao intervalo foi a equipa da casa a estar mais perto da baliza adversária, mas Banza e Ricardo Horta falharam o alvo e, a abrir a segunda parte, foi Álvaro Djaló a desperdiçar de forma clamorosa uma soberana oportunidade após rápido contra-ataque conduzido por Ricardo Horta (49).
Mas o segundo golo dos minhotos chegaria mesmo pouco depois, com Banza a confirmar de cabeça sobre a linha de baliza já depois do Marcelo Carné ter defendido o seu primeiro remate – cruzamento de Victor Gómez da direita (51).
Foi o 11.º golo da temporada do ponta-de-lança francês, todos no campeonato, que lhe dão a liderança dos melhores marcadores.
Artur Jorge lançou André Horta (64) e Vasco Seabra refrescou defesa e ataque com Raúl Parra e Cassiano (70) e foi o Braga a criar perigo por duas vezes num curto espaço de tempo, mas em ambas Marcelo Carné mostrou atenção a remates de André Horta (74) e Victor Gómez (76).
Bruma regressou à competição pouco depois (saiu um apagado Álvaro Djaló, aos 77) e ainda ensaiou um remate perigoso (83).
O Estoril Praia caiu muito de produção na segunda parte e não conseguiu criar um lance de real perigo neste período e foi a equipa da casa a aumentar o marcador, por Marcelo Carne, a desviar com as costas um remate de Victor Gómez.
Resumo
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio Municipal de Braga.
SC Braga – Estoril Praia, 3-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores
0-1, Rafik Guitane, 24 minutos.
1-1, Ricardo Horta, 31.
2-1, Banza, 51.
3-1, Marcelo Carné, 90 (própria baliza).
Equipas
– SC Braga: Matheus, Victor Gómez, Serdar, José Fonte, Borja, João Moutinho, Vítor Carvalho, Pizzi (André Horta, 64), Ricardo Horta (Rony Lopes, 87), Álvaro Djaló (Bruma, 77) e Banza (Abel Ruiz, 87).
(Suplentes: Lukas Hornicek, Joe Mendes, Paulo Oliveira, Adrián Marín, Zalazar, André Horta, Rony Lopes, Bruma e Abel Ruiz).
Treinador: Artur Jorge.
– Estoril Praia: Marcelo Carné, Volnei (Raúl Parra, 70), Vital, Pedro Álvaro, Wagner Pina, Mateus Fernandes, Holsgrove, Tiago Aráujo (Heri, 79), Rafik Guitane (Koindredi, 87), João Marques (João Carlos, 87) e Marqués (Cassiano, 70).
(Suplentes: Daniel Figueira, Raúl Parra, Mangala, Alex Soares, Koindredi, Rodrigo Martins, João Carlos, Heri e Cassiano).
Treinador: Vasco Seabra.
Árbitro: Bruno Vieira (Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para José Fonte (26), Wagner Pina (42), Volnei (67) e João Moutinho (76).
Assistência: 12.902 espetadores.