Na estreia do treinador Carlos Carvalhal, o Braga foi hoje à Suíça mostrar a sua superioridade e bater o Servette por 2-1, garantindo o apuramento para o play-off da Liga Europa de futebol.
El Ouazzani fez o primeiro para os minhotos em cima do intervalo (45+1 minutos) e o seu substituto, Roberto Fernández, o segundo (69), de nada valendo o golo de Kutesa para o Servette (90+2).
O SC Braga carimbou, assim, a passagem ao play-off, última fase antes da fase regular da prova, no qual vai defrontar o Rapid Viena, e assegurou desde já a continuidade numa competição europeia porque, mesmo sendo eliminado pela equipa austríaca segue para a Liga Conferência.
Depois do empate 0-0 na primeira mão, em Braga, há uma semana, o Braga fez valer a sua maior valia e experiência, vencendo com alguma naturalidade um esforçado Servette, tendo apenas ‘tremido’ um pouco após o golo dos suíços já nos descontos.
Com apenas três dias de treino e no primeiro jogo na sua terceira passagem pelo comando técnico do Braga, Carlos Carvalhal fez duas alterações no ‘onze’ que o treinador que veio substituir, Daniel Sousa, apresentou diante do Estrela da Amadora, no empate caseiro (1-1) da ronda inaugural do campeonato, no domingo, e que ditou o seu afastamento.
O mais experiente Bruma surgiu no lugar do jovem Roger e Victor Gómez regressou para o lado direito da defesa após cumprir um jogo de castigo.
O Servette vinha de uma muito pesada derrota por 6-0, em casa, no campeonato interno, diante do Basileia e voltou a perder no seu terreno, indo agora defrontar os ingleses do Chelesa para determinar a entrada na Liga Conferência.
A lesão de João Moutinho, substituído por Roger logo aos 17 minutos, foi uma contrariedade para Carlos Carvalhal, mas o SC Braga conseguiu continuar a controlar os destinos do jogo não permitindo grandes veleidades ao Servette, mas também sem conseguir criar ocasiões para marcar.
Em cima do intervalo, e na única real oportunidade de golo de que dispuseram, os ‘arsenalistas’ colocaram-se em vantagem, com El Ouazzani a finalizar uma grande jogada, iniciada por Ricardo Horta e com assistência de Victor Gómez (45+1).
Cedo na segunda parte, Carvalhal abdicou do marcador do primeiro golo, El Ouazzani, e trocou-o por Roberto Fernández, que viria a fazer o segundo – Bruma, com um passe fantástico, descobriu Vítor Carvalho que assistiu o ponta de lança espanhol que jogava no terceiro escalão do país vizinho, no Málaga (69).
O treinador do Servette, Thomas Häberli, apostou tudo no ataque, mas só um erro enorme de Niakaté permitiu a Guillemenot assistir Kutesa para o golo dos helvéticos, já no período de compensação (90+2).
Os suíços tentaram carregar, mas o Braga fechou bem a sua baliza.
Os jogos do play-off estão marcados para 22 de agosto, em Braga, e 29, em Viena.
Ficha de jogo
Jogo no Estádio de Genebra.
Servette – Braga, 1-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores
0-1, El Ouazzani, 45+1 minutos.
0-2, Roberto Fernández, 69.
1-2, Derek Kutesa, 90+2.
Equipas
Servette: Jérémy Frick, Keigo Tsunemoto, Steve Rouiller, Yohan Severin, Bradley Mazikou, David Douline, Gael Ondoua (Jérémy Guillemenot, 86), Théo Magnin (Derek Kutesa, 63), Alexis Antunes (Malik Sawadogo, 73), Timothé Cognat e Enzo Crivelli (Julian Vonmoos, 86).
(Suplentes: Joel Mall, Leo Besson, Anthony Baron, Julian Vonmoos, Sidiki Camara, Derek Kutesa, Jérémy Guillemenot, Usman Simbakoli, Malik Sawadogo, Tiemoko Ouattara, Samuel Frankhauser e Miroslav Stenanovic).
Treinador: Thomas Häberli.
SC Braga: Matheus, Victor Gómez (Joe Mendes, 88), Arrey-Mbi, Niakaté, Adríán Marín, Vítor Carvalho, João Moutinho (Roger, 17), Zalazar, Ricardo Horta, Bruma (Gorby, 88) e El Ouazzani (Roberto Fernández 57).
(Suplentes: Tiago Sá, Lukas Hornicek, Robson Bambu, Serdar, Joe Mendes, Thiago Helguera, Gorby, João Marques, Roger, Gabri Martínez, Roberto Fernández e Banza).
Treinador: Carlos Carvalhal.
Árbitro: Igor Pajac (Croácia).
Ação disciplinar: cartão amarelo para David Douline (62), Alexis Antunes (62), Zalazar (65), Roberto Fernández (71) e Enzo Crivelli (85).
Assistência: 15.789 espetadores.
(em atualização)