Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Variante do Cávado já começou a ser prolongada até Frossos

Obras públicas

em

Foto: Facebook de João Rodrigues

O prolongamento da variante do Cávado entre Dume e Frossos, numa extensão de 1.134 metros, já está em marcha, conforme notou esta quarta-feira o vereador da Câmara de Braga, João Rodrigues.

De acordo com o autarca, para além da ligação entre aqueles dois pontos do concelho de Braga, esta empreitada prevê a regularização do rio Torto e arranjos do espaço público envolvente.

De acordo com o responsável, este é um investimento de quase dois milhões de euros, algo que, considera, é “importantíssimo para a cidade e para a região e que muito contribuirá para desafogar o tráfego rodoviário que hoje atravessa a cidade”.

É ainda intenção, futuramente, garantir as ligações aos parques industriais de Adaúfe e Pitancinhos e à A3 e A11.

Rio Torto

A empreitada envolve ainda a requalificação do rio Torto, uma obra “há muito ansiada pelas populações vizinhas”: “Esta é uma obra fundamental para o bem-estar de todas as populações de toda a zona envolvente que inclui a criação de passadiços e ligação de margens, percursos pedonais e zonas de lazer”, disse Ricardo Rio, na altura em que o projeto foi aprovado em reunião de Câmara.

Um milhão e meio para requalificar rio e ribeira mais poluídos de Braga

A intervenção inclui a alteração do traçado da linha de água e a definição das baías de retenção/infiltração e açudes, a beneficiação de passagens hidráulicas, o prolongamento da descarga de efluente tratado e a estabilização das margens.

Populares