A Câmara de Braga vai lançar três obras de requalificação de estradas no concelho, uma em Sobreposta e duas em Celeirós.
A vereadora Olga Pereira, que tutela a área dos equipamentos públicos, disse a O MINHO que, na próxima semana será aberto o concurso público para a requalificação da Avenida de Requeixo, em Sobreposta, o qual terá o valor base de 615 mil euros e prazo de execução de 120 dias.
Na mesma semana – acrescentou – vão ser adjudicadas, por um milhão de euros, 500 mil por cada uma, a primeira fase da Avenida de Covedelo, em Celeirós, que terá um prazo de execução de 105 dias e a de Trezeste, com prazo de execução de 50 dias.
Estas duas empreitadas não necessitam de concurso público porque serão realizadas no âmbito do acordo quadro assinado em 2023 pela Câmara, com três empreiteiros, para a execução de obras de manutenção e conservação na via pública, até um valor máximo de 17,1 milhões de euros.
Trata-se de um acordo de quatro anos que, segundo a autarquia, permite “atuar de forma imediata e automática sempre que se torne necessário executar determinados trabalhos de empreitada na via pública, mobilizando um empreiteiro antecipadamente contratado e com as condições contratuais já estabelecidas”.
O município acrescenta que, uma vez que todos os preços se encontram antecipadamente fixados no acordo-quadro, a adjudicação das empreitadas acontecerá “de forma extremamente simplificada e desburocratizada”.