A BragaHabit – Empresa Municipal de Habitação de Braga vai proceder à reabilitação de 17 fogos localizados na Rua José Inácio Peixoto (Parretas) e na Rua Dr. João Antunes Guimarães, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a autarquia explica que a BragaHabit recebeu hoje a confirmação do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) sobre a aprovação de mais duas candidaturas a projectos de reabilitação de fogos habitacionais.
“Esta medida reforça o compromisso da BragaHabit com a melhoria das condições habitacionais no Município de Braga”, nota a Câmara.
O investimento total de 719.589,55 euros, a título de comparticipação não reembolsável, será destinado à execução da Estratégia Local de Habitação de Braga.
No âmbito do programa 1.º Direito, já foram aprovadas 41 candidaturas, abrangendo a reabilitação e aquisição de 284 fracções habitacionais, com um investimento total de 13.513.102,68 euros.
Atualmente, a maioria das candidaturas encontra-se em fase de execução, com empreitadas em curso no Bairro das Andorinhas e na Praceta Padre Sena de Freitas.
Outras candidaturas estão em fase de procedimento de contratação pública, especialmente aquelas que assinaram os Termos de Responsabilidade e Aceitação a partir de junho de 2024.
A autarquia adianta ainda que a aquisição de 11 fogos, prevista em três das candidaturas aprovadas, já foi concretizada.
Recentemente, foi também aprovada a reabilitação da antiga Escola de Celeirós para a construção de 16 alojamentos, no âmbito da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, com financiamento garantido a 100%, no valor de 1.252.053,60 euros.
No total são 42 candidaturas aprovadas, resultando na criação de 300 soluções habitacionais, com um investimento global de 14.764.156,28 €.
“Estes números posicionam o Município de Braga como uma das autarquias com mais verbas contratualizadas para a habitação no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, frisa a Câmara.